Compartilhar:

Defesa tem que resgatar funcionários do TRE em tribo indígena do Pará

Criado em 10/10/12 21h10 e atualizado em 10/10/12 21h11
Por EBC Fonte:MD [2]

Exército Brasileiro
400 municípios contaram com a participação de 40 mil militares das Forças Armadas no último domingo (7) e manhã de segunda-feira (8) (Foto: Agência Brasil)

Um dos nove incidentes que precisaram da intervenção do Ministério da Defesa durante a votação e apuração das eleições municipais de 7 de outubro, aconteceu em Jacareancaga, no Pará.
Descontentes com o resultado da eleição, índios da tribo Kururu fecharam a pista de pouso da aldeia para impedir que funcionários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) fossem retirados de avião por militares do Exército Brasileiro.

O caso levou à mobilização do Comando Militar da Amazônia (CMA), com sede em Manaus (AM), que enviou reforço para o resgate dos servidores por meio de helicóptero Cougar, informou o ministério por meio de nota.

Balanço

O balanço foi divulgado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), ao concluir o planejamento para o segundo turno das eleições municipais. Apenas três dos municípios onde houve apoio de forças federais não tiveram a eleição concluída em primeiro turno: São Gonçalo (RJ), Manaus (AM) e Campina Grande (PB).

Dos nove incidentes registrados, segundo o EMCFA, um ocorreu antes do início da votação. Em Porto de Moz, no Pará, militares isolaram a delegacia de polícia às 23h30 do último sábado (6), para dispersar manifestantes que ameaçavam invadir, devido à prisão de uma pessoa que teria atirado contra a residência do prefeito.

Durante a votação, outros sete incidentes foram registrados pelas Forças Armadas. Nos municípios de Estância e Itabaiana, em Sergipe, houve a prisão de um candidato que fazia boca de urna e a detenção de um carro que transportava eleitores. Em Itaú, no Rio Grande do Norte, militares dispersaram moradores que promoviam tumulto com uso de armamento não letal.

Mais quatro incidentes foram registrados no Piauí e em Tocantins. Em Simões (PI) e Geniniano (PI), candidatos a vereador foram detidos por fazer boca de urna e agredirem eleitor. Em Goiatins (TO), um candidato a vereador foi detido também por fazer boca de urna.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [59] Fazer uma Reclamação [59] Fazer uma Elogio [59] Fazer uma Sugestão [59] Fazer uma Solicitação [59] Fazer uma Simplifique [59]

Deixe seu comentário