Reator nuclear de água

Imagem:

Compartilhar:

Agência confirma que Irã suspendeu enriquecimento de urânio

Criado em 20/01/14 09h18 e atualizado em 20/01/14 10h48
Por Agência Brasil* Edição:Graça Adjuto

Viena – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou hoje (20) que o Irã suspendeu o enriquecimento de urânio depois de Teerã ter anunciado a parada dos reatores nucleares.

O chefe dos negociadores iranianos, Ali Akbar Salehi, citado pela agência oficial Irna, anunciou a “suspensão voluntária da produção de urânio enriquecido a 20%” a partir das 8h30 de hoje.

Leia também outras matérias em Internacional  [2]

O Irã deixou de produzir urânio enriquecido nas centrais de Natanz e Fordow. O equipamento utilizado para a produção do combustível nuclear não está funcionando, de acordo com fontes diplomáticas do organismo da ONU, sediado em Viena.

De acordo com relatório da Aiea, o Irã começou a “diluir hexafluoruro de urânio enriquecido a 20% de urânio 235”, o que significa uma redução das reservas desse combustível.

Os ensaios nucleares nos reatores de Natanz e Arak foram suspensos, segundo as mesmas fontes, que confirmam que o Irã cumpre assim o acordo firmado em novembro do ano passado em Genebra. O acordo estabelece a aplicação de uma série de medidas relacionadas à produção de urânio enriquecido em troca do fim de sanções contra o país.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário