Compartilhar:

Conheça quais são os novos procedimentos para embarque nos aeroportos

Criado em 19/07/16 18h37 e atualizado em 21/07/16 09h36
Por Portal EBC

Brasília - Desde segunda-feira (18), entraram em vigor mudanças nas regras de segurança dos aeroportos, que deve vigorar até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em função das medidas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto duas horas antes do horário de embarque, mesmo em voos domésticos, ou seja, dentro do Brasil.

A partir de agora, todas as pessoas estão sujeitas a passar por revista física feita por agentes aeroportuários, desde que seja do mesmo sexo. Crianças e passageiros com necessidade de assistência especial também podem passar pelo procedimento. 

Antes de chegar ao aeroporto, saiba quais são as principais mudanças na rotina de em embarque:

Revista Física

via GIPHY [2]

O passageiro pode ser revistado por um agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independente do disparo do alarme do equipamento de Raios-X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado -  a critério do passageiro e dos agentes -  e com presença de testemunha. Não serão realizadas revistas íntimas.

Seleção

via GIPHY [3]

Os critérios para seleção das pessoas que passarão por revista física nos aeroportos não foi revelado pela Anac com alegação de que “método para seleção é definido em normativa de cunho sigiloso". A idade mínima das crianças que podem ser submetidas ao procedimento também não foi informada pela agência “por questões de segurança”.

Escâner corporal

via GIPHY [4]

O equipamento do tipo escâner corporal (body scanner) poderá ser utilizado em substituição à busca pessoal. Nessa situação, caso persista a dúvida do agente de proteção quanto ao porte de itens proibidos pelo passageiro, poderá ser solicitada a realização de revista física. 

Retirada de computador portátil - notebook

A retirada de computador portátil do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão na passagem pelo raio-X - medida já adotada para voos internacionais -  também será obrigatória para voos domésticos.

Bagagem de mão

via GIPHY [5]

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios-X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos agentes.

Objetos suspeitos

via GIPHY [6]

O agente irá solicitar a verificação detalhada caso seja localizado qualquer objeto considerado suspeito. Caso necessário, o passageiro será encaminhado a prestar esclarecimentos à Policia Federal. 

Tags:  Anac [7], aeroportos [8], filas [9], revista física [10], bagagem de mão [11], objetos suspeitos [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário