Cadeirante

Imagem:

Compartilhar:

Ações de conscientização marcam Semana de Luta das Pessoas com Deficiência

Criado em 21/09/15 12h17 e atualizado em 21/09/15 13h00
Por Agência Brasil Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil [2]

Uma iniciativa organizada pelo governo do estado do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa vai permitir que pessoas sem deficiência vivam situações enfrentadas diariamente por cadeirantes, deficientes visuais e auditivos. A ação “Rio Consciente”, que celebra a passagem do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, começa hoje (21), na Praça XV, no centro do Rio, e vai até a próxima quinta-feira (24).

No local, o público vai passar por um circuito e experimentar desafios como subir rampas ou entrar em um táxi não adaptado, em uma cadeira de rodas, e realizar atividades com os olhos vendados e com fones de isolamento nos ouvidos. A ideia é que a população experimente as dificuldades cotidianas que as pessoas com deficiência vivem para, assim, conscientizar o público e os órgãos governamentais competentes sobre a importância da autonomia do indivíduo com deficiência, além da importânciado investimento na melhoria de qualidade de vida dessas pessoas.

O aposentado José Geraldo Machado, 75 anos, elogiou a iniciativa. “É muito importante essa iniciativa de conscientização para que todos nós possamos ver as dificuldades que eles encontram no dia a dia. Por exemplo, quando me vendaram e eu ‘fiquei cego’, me senti completamente perdido! Quando fiquei sem ouvir, também. A gente acaba dando valor para essas coisas que parecem simples para quem não é portador de deficiência”, disse.

A primeira-dama do Estado e presidente do projeto RioSolidário, que é parceiro na iniciativa, Maria Lucia Horta Jardim, lembrou que a data de hoje é comemorada exatamente para reforçar a luta dessa população. “O nome Rio Consciente já traduz bem do que se trata e a nossa intenção. Hoje é um dia perfeito para iniciar uma ação como essa. Relembrando, e lutando, por tudo que eles merecem, fazendo com que a população se conscientize dos problemas que eles passam. Aqui, todos que quiserem poderão sentir na pele o que é um dia banal na vida de um cadeirante, de um deficiente visual ou auditivo”.

Tânia Rodrigues, deputada estadual (PDT) e cadeirante, chamou a atenção para o fato de o tema estar em evidência, pela proximidade dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Ano que vem receberemos muitos deficientes na nossa cidade, então é um tema a ser tratado com muito carinho”.

Durante a manhã, foi inaugurada a exposição “Inclusão pela Arte”, no salão nobre da Assembléia Legislativa, que reunirá obras de 18 artistas que usam a boca e os pés para pintar. Diferentemente do circuito, a exposição fica em cartaz de hoje até o dia 28 de setembro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário