Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre o Ateliê de Restauração do Mestre Valentim, no aniversário de 207 anos do Jardim Botânico do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Jardim Botânico do Rio comemora 207 anos abrindo novos espaços à visitação

Criado em 13/06/15 16h30 e atualizado em 13/06/15 17h37
Por Paulo Virgilio Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil [2]

Uma das instituições que fizeram o Rio receber o título de Patrimônio da Humanidade, concedido em 2012 pela Unesco, o Jardim Botânico comemorou hoje (13) 207 anos de criação com uma programação especial. A festa contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, seu antecessor no cargo, o deputado estadual Carlos Minc (PT), ambientalistas, integrantes da Associação dos Amigos e empresários que contribuem para a gestão do parque.

A programação teve como destaque a abertura ao público do Ateliê de Restauração do Mestre Valentim, onde os visitantes poderão acompanhar o trabalho de recuperação das esculturas de um dos principais artistas do período colonial.

As quatro obras – Eco, Narciso e duas Aves Pernaltas -, datam de 1785 e a restauração está alinhada ao processo de valorização do patrimônio cultural e ambiental do Jardim Botânico e às comemorações dos 450 anos do Rio. A ministra Izabella Teixeira destacou a colaboração de pessoas e empresas com a restauração do Jardim Botânico e agradeceu integrantes das famílias Borges Torrealba e Aranha, que dão apoio à revitalização de duas áreas do parque, o orquidário e a restinga.

“Nos queremos que o processo de restauração seja pactuado com a sociedade. Até o fim do ano, vamos abrir um novo jardim sensorial e novas estufas. Para fazer isso, dependemos do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Jardim Botânico. Lá estão pessoas que nos ajudam nesse modelo de gestão público-privada e na ambição de ter novas parcerias, sejam financeiras, de comunicação ou de mobilização”, disse a ministra.

Outro ponto destacado pela ministra foi o processo de consolidação da área do parque, que se encontra em sua reta final, do ponto de vista legal, com o registro em cartório da área sendo feito em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União. Com relação à retirada das famílias que vivem na área do parque, delimitada oficialmente em 140 hectares em 2013, Izabella Teixeira disse que é um processo demorado, sem prazo definido.

“Temos agora que discutir como será o processo de revitalização, como vamos tirar as pessoas das áreas de risco. É um processo longo, que vai ser feito com muita calma e respeito às pessoas. O importante é que estamos fazendo tudo dentro da lei. Esse modelo de gestão é importante vale também para o Parque Nacional da Tijuca. É importante ter um diálogo com as pessoas que vivem no entorno”, frisou.

O coro de parabéns pelos 207 anos do Jardim Botânico, com direito a um grande bolo com 657 pedaços – 207 pelos anos do parque e 450 pelo de anos da cidade – foi na área destinada á recreação infantil. Atores caracterizados como Dom João VI, o fundador do Jardim Botânico, e sua mulher Carlota Joaquina, puxaram o coro e também atuaram como guias dos visitantes aos pontos históricos do parque.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário