Compartilhar:

EPE propõe discussão de novos reservatórios que podem gerar impactos ambientais

Criado em 27/05/15 14h49 e atualizado em 27/05/15 14h50
Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil [2]

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) identificou 71 projetos de reservatórios hidroelétricos que poderiam ser construídos para aumentar em 50,7 gigawatts (GW)  médios a capacidade de armazenamento do Brasil. Apesar disso, segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, deve ser feito um debate sobre esses projetos, por causarem impactos socioambientais.

"Se for olhar só a questão ambiental, a resposta é que não se faça nenhum. Mas se for olhar o energético, a resposta é que se faça todos", disse Tolmasquim ao defender que a discussão pode ser levantada para que se possa chegar a um meio-termo. O presidente da EPE participou hoje (27) do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).

Dos 71 projetos, 25 concentram 46 GW e o estudo se concentrou em analisar que tipos de impacto eles produzem. A capacidade atual de armazenamento do país é 290 GW médios.

Os projetos estão divididos em quatro grupos: os que impactam uma população de até 1 mil habitantes; os que impactam menos de 2,5 mil cidadãos e unidades de conservação de uso sustentável; os que impactam populações maiores que 2,5 mil moradores em área urbana; e os que impactam unidades de conservação integral, terras indígenas e comunidades quilombolas.

"Ninguém está propondo que sejam construídos todos. Tem que haver uma discussão", reforçou. 

Segundo Tolmasquim, não foram cogitados projetos na Região Norte porque áreas mais planas sofrem impactos maiores com a construção de reservatórios. O ministro afirmou que a opção por não construir nenhum dos reservatórios implica ficar mais dependente de usinas térmicas.

Editor Valéria Aguiar
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário