Destruição das armas realizada pela Campanha Nacional do Desarmamento. Na sequência, material é encaminhado para incineração.

Imagem:

Compartilhar:

Armas apreendidas pela polícia se acumulam em fóruns de Justiça de todo o Brasil

Criado em 11/03/15 10h38 e atualizado em 11/03/15 11h50
Por Repórter Brasil Fonte:TV Brasil [2]

De acordo com um levantamento do Instituto Sou da Paz, as armas apreendidas pela polícia, que deveriam ser destruídas, se acumulam em fóruns de Justiça de todo o Brasil. O último levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 4 anos atrás, indica a existência de 750 mil armas nessa situação.

Foram analisadas as situações de três cidades: Campinas, Campo Grande e Recife. O levantamento identificou falhas no fluxo das armas em poder das instituições públicas. 

As armas apreendidas pela polícia chegam às delegacias e são encaminhadas para a perícia. Depois de periciado o armamento volta para as delegacias de onde é enviado aos fóruns que aguardam a liberação do juiz e só então passam para o exército para serem destruídas. 

O Estatuto do Desarmamento dá prazo de 48 horas, após a perícia, para que a justiça entregue a arma ao exército. Além disso, desde 2011, uma resolução do CNJ determina que os juízes expliquem porque precisam manter a arma no fórum, porém essas regras não vêm sendo cumpridas. 

Assista o vídeo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Armas apreendidas pela polícia se acumulam em fóruns de Justiça de todo o Brasil

 

Tags:  armas [4], desarmamento [5], CNJ [6], Instituto Sou da Paz [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário