Imagem: Pixabay

Compartilhar:

Por que abrimos a boca quando estamos com sono?

Criado em 19/10/16 10h52 e atualizado em 19/10/16 11h51
Por Cantinho do Aprendizado - Instituto Pensi [2]

Olhos quase fechando, moleza no corpo e boca bem aberta. Esse é o bocejo, uma forma do organismo driblar o sono. O ato também acontece quando vemos outra pessoa bocejando e até mesmo no mundo dos animais.

O bocejo é um reflexo involuntário que avisa que precisamos dormir. Ele acontece porque, quando estamos entrando no período de sonolência, há uma queda de oxigênio no sistema nervoso central do cérebro, e o bocejo gera um estímulo profundo de entrada de ar na tentativa de nos manter acordados. Bocejar nem sempre está associado ao sono: pode se tratar de falta de oxigênio, como acontece, por exemplo, quando praticamos exercícios físicos.

Quando começamos a bocejar, não é possível parar. Até podemos fechar a boca, mas os músculos que foram acionados pelo reflexo continuam a se contrair. Em até 70% da população, quando alguém boceja perto de nós, também abrimos a boca. Ainda não se sabe muito bem porque isso acontece, mas as teorias apontam que pode ser empatia ou imitação. A área do cérebro responsável pela empatia, capacidade de compreender sentimentos e emoções, é ativada nessas situações, enquanto que neurônios-espelhos copiam a ação que está sendo presenciada, assim como acontece com o riso, que é contagioso.

Tags:  bocejo [3], curiosidades [4], corpo humano [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário