Compartilhar:
Por que alguns planetas brilham no céu e outros não?
Criado em 20/09/16 10h02
e atualizado em 20/09/16 10h07
Por Estação Criança - Planetário do Rio [2]
Se fôssemos resumir todos os astros que conhecemos, de uma forma simplificada, poderíamos classificá-los como luminosos e iluminados. Os astros luminosos são as estrelas. Seu brilho depende da sua distância. Como só o Sol está próximo o suficiente, ele é a principal fonte de luz do Sistema Solar. As estrelas se mostram como pontinhos de luz, pois estão muito longe de nós. Os demais astros não tem luz própria. Estão incluídos nesta categoria planetas, satélites, asteroides e cometas.
Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol. Podemos ver até cinco planetas sem telescópio: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Se estiverem com o lado iluminado voltado para nós, e acima do horizonte quando o Sol já se pôs, podemos vê-los contra o céu escuro.
Se o planeta tem uma órbita interna à da Terra ele nunca aparece muito longe do Sol: pouco antes do alvorecer ou pouco antes do anoitecer. São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada. Estes são Marte,Júpiter e Saturno. Urano e Netuno só podem ser vistos através de possantes telescópios.
Existem planetas que brilham o suficiente para serem visto de dia. Só não é tão fácil achá-los pois o céu claro os ofusca. Em certas ocasiões Vênus pode ser achado no céu diurno durante seu afastamento angular máximo ao Sol. Para vêlo você deve procurar nas proximidades do Sol (não olhe para o Sol). Uma boa dica é ficar na sombra de um poste que sirva de obstáculo para tampar exatamente o disco solar.
Deixe seu comentário