Ilustração Rio Grande do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Conheça o Rio Grande do Sul, a terra do chimarrão

Criado em 19/05/16 21h48 e atualizado em 19/05/16 22h01
Por Turminha do MPF [2]

No Rio Grande, os meninos são chamados de guris, piás, e as meninas, de gurias. Seja na cidade grande ou no campo, no Pampa com suas lindas paisagens e cavalos, eles brincam com os seus cuscos (pequenos cães sem raça definida), usam roupas típicas de gaudérios e prendas, comem o famoso churrasco e já aprendem a preparar e a sorver o chimarrão. E, é claro, falam muitas expressões como Báh e Tchê. 

As tradições gaúchas mantêm vivas este típico vocabulário. Por aqui, temos até o chamado dicionário gauchês que traz as expressões regionais e é um dos grandes amiguinhos para quem chega de fora e quer entender melhor como os gaúchos falam – esses habitantes do Rio Grande do Sul dedicados à vida pastorial e orgulhosos conhecedores das lides campeiras.

Aliás, participar também da festiva Semana Farroupilha, evento da cultura gaúcha que ocorre no mês de setembro todos os anos em Porto Alegre, pode ser um programa diferente e divertido. É uma boa oportunidade de conhecer de perto um pouco da história do Estado, da Revolução Farroupilha, que durou quase 10 anos e é reconhecida como a mais longa revolução do país. 

Para aguçar a imaginação dos pequenos, não faltam lendas. Tu já ouviste falar de um tal de Negrinho do Pastoreio? Um guri escravo que cuidava de cavalos, sofreu maus tratos do patrão, um fazendeiro, e morreu num formigueiro? Só que o fazendeiro foi surpreendido pela visão do Negrinho sem machucados, junto ao pé da árvore e com a Virgem Nossa Senhora, que saiu pastoreando os animais que estariam perdidos. Mas, e se tu perderes algum brinquedo ou objeto de valor sentimental? Não desanime! Até hoje, muitos avós e pais costumam aconselhar a acender uma vela para o Negrinho do Pastoreio, acreditando que o guri vai ajudar a encontrar o objeto perdido.

Além de tudo isso, para alegria da piazada, a terra do chimarrão é a terra do chocolate e do Natal. Se na Fronteira tu podes montar a cavalo, apartar o gado, na Serra, em especial em Gramado, podes curtir a neve. Sim! No Estado mais frio do país pode nevar no inverno. Tu podes, ainda, ficar cara a cara e brincar com o Coelhinho da Páscoa, na Chocofest, e com o Papai Noel, no Natal Luz. Um mundo encantando de atrações e sabores que mantém vivo o espírito festivo dessas duas datas tão importantes para a criançada. 

As belezas do Rio Grande do Sul, entretanto, não estão somente nos Pampas ou na Serra. Podem ser conhecidas e exploradas também no Litoral e na capital Porto Alegre. Além da areia e do mar, na praia tem parque aquático com mil brinquedos divertidos. A capital dos gaúchos tem o Rio Guaíba para velejar ou admirar, os parques verdejantes para correr, jogar bola e pegar um solzinho, além da Feira do Livro que é um convite para uma viagem pra lá de especial ao imaginário infantil e um bom pretexto para visitar o coração da capital dos gaúchos. 

 

Tags:  Rio Grande do Sul [3], gaúchos [4], costumes [5], tradições [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário