Imagem: Unsplash / Pixabay

Compartilhar:

Garça-branca e sua alvura implacável: saiba mais sobre a ave

Criado em 07/03/16 10h50 e atualizado em 07/03/16 12h04
Por A Câmara é o Bicho [2]

A Garça-branca habita áreas próximas a rios, lagos, praias e manguezais. Estas aves vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto a Antártida, e se alimentam basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

A garça-branca (Ardea alba) é uma ave quase completamente branca, a não ser pelo bico, longo e amarelado, e pelas pernas e dedos pretos. Mede, em média, 90 cm. No período reprodutivo, a cabeça de ambos os sexos apresentam como adorno enormes egretes, feixes de plumas delgadas e retas. Tais penas, por despertarem a cobiça de comerciantes, já foram a causa da matança de milhares de garças.  Sua íris é amarela. A silhueta esquia e graciosa deste pássaro o destaca dos outros animais.

Garça-branca
Creative Commons - CC BY 3.0 - Garça-branca

Pedro Carneiro / Câmara dos Deputados

Apesar de alimentar-se principalmente de peixes,  a garça-branca já foi vista comendo quase que tudo o que possa caber em seu bico. Pode consumir pequenos roedores, anfíbios, répteis, insetos e até lixo. Aproxima-se de pescadores para pegar pequenos peixes por eles dispensados, chegando a comer na mão. É muito inteligente e pode usar pedaços de pão como isca para atrair os peixes dos quais se alimenta. Também é capaz de engolir cobras e préas.

Outro ponto de destaque na beleza nas garças é a sua chamada “alvura sacra”, uma alvura não vista em outros animais. A garça está sempre bem limpa, pois suas penas possuem uma textura que impede que a sujeira fique grudada, mostrando-se, portanto sempre muito branca.

A garça-branca é a mais comum das garças, no entanto existem cerca de 60 gêneros desta ave. 


Ficha do Bicho: Garça branca

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Nome científico: Ardea alba
Ordem: Ciconiiformes 
Família: Ardeidae
Nome comum: garça-branca
Habitat: borda de lagos, rios e banhados
Alimentação: peixes, anfíbios, répteis e invertebrados

Tags:  garça [5], ave [6], espécies [7], fauna [8], animais do cerrado [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário