Cactos

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os cactos do semiárido brasileiro

Criado em 10/03/15 11h44 e atualizado em 10/03/15 12h03
Por Portal Brasil [2]

Os cactos são plantas que vivem predominantemente em ambientes secos. Nativos do continente americano, eles se espalharam para diversos lugares do mundo, com a ajuda do homem. No semiárido brasileiro já foram catalogadas aproximadamente 100 espécies.

Essas plantas podem ser utilizadas como fonte de alimento para animais domésticos e seres humanos, além de terem propriedades medicinais conhecidas pela cultura de muitos povos.

Na natureza fornecem frutos, néctar, pólen e água para aves, insetos, mamíferos e répteis, tornando-se a base da cadeia alimentar em seu ecossistema.

"Os cactos são espécies de plantas especializadas em resistir à falta de água e que, normalmente, apresentam as seguintes características: ausência de folhas, presença de espinhos e caule suculento", explica o pesquisador Arnóbio Cavalcante, autor do livro infantil, recém-lançado, "Cactos do Semiárido do Brasil, ler e colorir [3]".

Ensinando as crianças

Com texto de Arnóbio Cavalcante e ilustrações de Wedscley Melo, a obra "Cactos do Semiárido do Brasil, ler e colorir" tem como propostas "educar divertindo" e "conhecer para conservar". As crianças podem colorir os 18 desenhos de cactos que o livro apresenta ao mesmo tempo em que obtém informações básicas sobre as principais espécies nativas da região semiárida do País.

"O livro é um trabalho inédito e um excelente exercício para despertar, nas cinco milhões de crianças com até 11 anos de idade que vivem no Semiárido, a vontade de cuidar da natureza local e de valorizar essas plantas magníficas, símbolos da região semiárida", diz Cavalcante.

Espécies

A publicação apresenta as seguintes espécies: Cacto-arrojado (Arrojadoa marylanae); Facheiro (Brasilicereus phaeacanthus); Mamoeiro-brabo (Brasiliopuntia brasiliensis); Mandacaru (Cereus jamacaru); Quiabo-do-inferno (Cipocereus minensis); Cacto Aranha (Discocactus horstii); Cacto Orquídea (Epiphyllum phyllanthus); Mandacaru-cabeça-branca (Espostoopsis dybowskii); Facheiro (Facheiroa ulei); Rabo de Raposa (Harrisia adscendens); Coroa de Frade (Melocactus zehntneri); Ora-pro-nobis (Pereskia bahiensis); Xique-xique (Pilosocereus gounellei); Catana (Pseudoacanthocereus brasiliensis); 15º Quiabento (Quiabentia zehntneri); Conambaia(Rhipsalis bacífera); Cacto-garrafa (Stephanocereus luetzelburgii) e Quipá (Tacinga inamoena).

Acesse o material aqui [3].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário