Brincadeiras indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Vamos brincar de índio?

Criado em 18/04/13 14h05 e atualizado em 18/03/16 15h15
Por Noelle Oliveira* Fonte:Portal EBC

Brincadeiras indígenas
Os brinquedos dos curumins são confeccionados pelos próprios pais (ONG Opção Brasil)

Nas aldeias indígenas mais isoladas do contato com as grandes cidades, os brinquedos dos curumins, como são chamados os meninos, são em sua maioria confeccionados pelos próprios pais ou crianças mais velhas. Entre os objetos artesanais estão dobraduras de palha que imitam animais, arcos, flechas, enfeites de plumas, bolas feitas com folhagens e seivas, além das tarefas domésticas que são ensinadas desde cedo e que muitas vezes se tornam momentos de diversão.

Leia também:

19 de abril: Dia do Índio [2]

Hábitos e nomes indígenas estão presentes na cultura brasileira [3]

Entre as atividades estão a de plantar, colher, carregar lenha, preparar alimentos e bebidas fermentadas, fiar algodão, confeccionar redes e cerâmica. Os meninos também preparam terrenos para plantio, caçam e constroem casas. Cabe aos pais orientar os afazeres.

Você quer brincar como os índios? Então uma boa opção é jogar peteca, um jogo típico de várias tribos. Caso não tenha uma, você pode confeccionar a sua. Para tanto, vai precisar de um material para fazer a base – pode ser jornal, papel celofane ou um pedaço de tecido. Recorte um círculo grande no material escolhido, coloque areia no centro e encaixe algumas penas, ou folhas secas grandes, de forma que permaneçam de pé. Depois, segure a parte de cima, envolvendo a terra dentro da base e amarre firme com um barbante. Pronto, agora é só convidar a sua tribo.

Veja o passo a passo aqui. [4]

Com informações do site Plenarinho [5] e do Portal do Professor [6]

Tags:  Dia do Índio [7], 19 de abril [8], 19/04 [9], brincadeiras [10], peteca [11], diversão [12], artesanato [13], faça você mesmo [14], Cultura [15], caça [16], pesca [17], típicos [18], regionais [19], aldeias [20], tribos [21], crianças [22]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário