Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, obra do pintor Oscar Pereira da Silva

Imagem:

Compartilhar:

Quem descobriu o Brasil?

Criado em 18/04/13 20h48 e atualizado em 19/04/13 11h38
Por Thiago Pimenta Fonte:Portal EBC

Chegada de Cabral
Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, obra do pintor Oscar Pereira da Silva (Oscar Pereira da Silva/ Reprodução)

No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro português a pisar em solo brasileiro. Na verdade, quem fez isso foi Duarte Pacheco Pereira, um navegador militar. Em 1498 ele foi designado por D. Manuel I para uma expedição secreta para reconhecer as zonas situadas além da marcação de Tordesilhas. A expedição dele partiu do arquipélago de Cabo Verde e chegou em algum ponto da costa entre o Maranhão e o Pará. A partir desse ponto, Pereira seguido pela costa Norte, até a foz do Rio Amazonas e a Ilha de Marajó.

Também é discutido se realmente o Brasil foi descoberto, já que antes de Cabral e Pereira, nosso país já era habitado por povos nativos desde a pré-história.

Assista ao vídeo do Plenarinho sobre a viagem de Cabral:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

O que você acha?

Na sua opinião o Brasil foi descoberto em 1.500 pelos portugueses? Deixe seu comentário.
 

 

Tags:  você sabia [2], descobrimento do Brasil [3], 22 de Abril [4], Cabral [5], portugueses [6], índios [7], porto seguro [8], Vera Cruz [9], navegações [10], chegada [11], descoberta [12], pau brasil [13], riquezas [14], história [15], comemoração [16], colonização [17], europeus [18], europeia [19], tordesilhas [20], índias [21], caminho [22]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário