Padre coloca as cinzas na testa de fiel

Imagem:

Compartilhar:

O que é quarta-feira de cinzas?

Criado em 13/02/13 09h27 e atualizado em 13/02/13 11h04
Por Adriana Franzin* Fonte:Portal EBC

O Dia das Cinzas é uma data essencialmente religiosa. Para os católicos marca o início do período litúrgico da Quaresma, um período dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, a principal festa da Igreja que comemora a ressurreição de Cristo. 

Quarta-feira de Cinzas
Cristão em oração com a marca das cinzas na testa (Bro. Jeff, SJ Pioquinto / CC)

No dia de hoje, durante o ritual da missa, os padres e ministros passam uma mistura de cinzas (dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior - rito em que os cristãos agitam folhas de palmeiras, ou de outras plantas, lembrando a atitude dos seguidores de Cristo quando ele entrou, aclamado, em Jerusalém) e água benta na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar" ou "Convertei-vos e acreditai no evangelho". Esse gesto faz uma referência a um costume relatado no Antigo Testamento da bíblia em que os homens cobriam a cabeça com cinzas e vestiam sacos em sinal de penitência e se apresentavam aos bispos para pedir perdão por seus pecados. 

Quarta-feira de Cinzas
Padre coloca as cinzas na testa de fiel ( Official U.S. Navy Imagery / CC)

O hábito dos primeiros séculos da Igreja foi incorporado ao culto e até hoje os cristãos imitam o gesto em sinal de humildade e de conversão. Lembrar que é pó significa aceitar que a vida na Terra é passageira e que os cristãos devem se esforçar para alcançar a vida eterna que vem depois da morte. Para isso, o catolicismo orienta que os seguidores pratiquem obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum), principalmente durante esse período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

*Com informações do Arautos do Evangelho [2]

Tags:  quarta-feira [3], quarta-feira de cinzas [4], cinza [5], cristão [6], católico [7], Jesus Cristo [8], missa [9], [10], lembra que és pó [11], rito [12], celebração [13], testa [14], cinza sobre a cabeça [15], ano litúrgico [16], religião [17], costume [18], oração [19], [20], jejum [21], penitência [22], perdão [23]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [24] Fazer uma Reclamação [24] Fazer uma Elogio [24] Fazer uma Sugestão [24] Fazer uma Solicitação [24] Fazer uma Simplifique [24]

Deixe seu comentário