Vacinação infantil

Imagem: Public Domain Images/ Amanda Mills

Compartilhar:

Sociedade Brasileira de Pediatria explica o uso do mercúrio em vacinas

Criado em 16/06/16 11h29 e atualizado em 16/06/16 11h43
Por Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP Fonte:Conversando com o Pediatra - SBP [2]

O timerosal é um composto contendo mercúrio que impede o crescimento de bactérias e fungos. É utilizado como um conservante em vacinas para mantê-las livres de contaminação. Nos últimos anos, como precaução, tem sido cada vez menos utilizado e a maioria das vacinas aplicadas na infância, em monodose, já não o contem. Porém, ainda é utilizado em frascos de múltiplas doses de vacinas pois a cada picada com a agulha para retirar o conteúdo, pode ocorrer contaminação e o timerosal impede esse risco. Mesmo nesses casos é encontrado em quantidades mínimas.

Até o momento não foi relacionado nenhum prejuízo à saúde com seu uso e, em relação à associação de timerosal com autismo, não há estudos científicos respeitáveis que tenham encontrado essa associação.
A Sociedade Brasileira de Imunizações tem em seu site uma página muito interessante que explica tudo sobre vacinas, inclusive eventos adversos e também sobre vários mitos, inclusive esse que estamos comentando. Sugiro sua visita em http://familia.sbim.org.br.

A fonte desse texto foi o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, um dos países que faz um rigoroso controle na vigilância de eventos adversos relacionados ao uso de vacinas. No endereço abaixo podem ser acessados vários estudos científicos sobre a segurança do timerosal em vacinas.

Tags:  mercúrio [5], vacina [6], timerosal [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário