Compartilhar:

Aprenda a fazer o Pote da Calma para usar em momentos de estresse das crianças

Criado em 17/05/16 09h55 e atualizado em 17/05/16 11h03
Por Adriana Franzin - Portal EBC

O Pote da Calma ("calming jar") é uma das estratégias propostas pela reconhecida pedagoga italiana Maria Montessori para atenuar a raiva e o estresse nas crianças pequenas. Montessori acreditava e defendia que as crianças devem, desde cedo, ter autonomia e aprender a lidar com seus sentimentos. 

Concentrando-se em atividades simples, mas interessantes, a criança consegue redirecionar o foco e conter os impulsos de ira e nervosismo. Ideal para aqueles momentos pós-surto de birra, em que é necessário atrair a atenção para algo diferente e, ao mesmo tempo convidativo, o Pote da Calma é um jeito simples de entreter.

Para confeccionar um só é preciso:

- pote ou garrafa transparente com tampa;

- água morna;

- corante alimentício;

- duas ou três colheres de sopa de cola gliter (depende do tamanho do pote) e

- purpurina.

Modo de fazer:

Coloque a água morna no pote, mas não encha completamente (deixe espaço para agitar o conteúdo). Acrescente a cola e misture até que ela se dilua. Misture, aos poucos, gotinhas do corante e purpurina até ficar brilhante e colorido o suficiente. Vai ficar mais ou menos assim:

Pote da calma
Creative Commons - CC BY 3.0 - Pote da calma

Jennifer Feuchter / Flickr

Você pode brincar com várias cores de corantes e tons de purpurina para criar efeitos lindos. Há várias sugestões e passo a passo no Youtube.

Dica: Se quiser que a purpurina desça mais lentamente, acrescente xampú transparente à mistura.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário