Tomada energia elétrica

Imagem: USP imagens

Compartilhar:

Mortes por choque elétrico aumentam entre crianças até cinco anos

Criado em 29/03/16 09h29 e atualizado em 29/03/16 11h20
Por Revista Brasília Fonte:Rádio Nacional de Brasília [2]

Aumenta o número de mortes de crianças até cinco anos por choque elétrico.Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) e apontam que foram registradas 32 mortes de crianças entre 0 e 5 anos no ano passado. Segundo a instituição, houve um aumento de mais de 50% em relação a 2014, quando tinham sido registradas 20 mortes.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Mortes por choque elétrico aumentam entre crianças até cinco anos

Sobre os cuidados necessários para evitar choques, o programa Revista Brasília [2], da Rádio Nacional de Brasília, conversou com o engenheiro Eletricista, Ilton Moreno. Ele avalia que as crianças estão atualmente mais expostas aos perigos da eletricidade porque estão utilizando cada dia mais cedo aparelhos eletroeletrônicos, como por exemplo celulares e tablets. "Então na hora de recarregar, ligar e desligar, as crinças acabam tendo contato com as tomadas elétricas. E com a deficiência nas instalações elétricas, esse contato fica mais perigoso, tanto por parte dos aparelhos, como o contato com as tomadas", avalia.

O engenheiro explica que qualquer choque acima de 50 volts já pode matar.

"Quando essa corrente elétrica faz um caminho pelo corpo das pessoas em geral e das crianças em particular, passando pelo coração, pelo sistema cardio-respiratório, essa voltagem acima de 50 volts já é potencialmente perigosa, podendo levar a óbito.
 
Mas ele lembra também que os choques são completamente evitáveis, basta que sejam tomados cuidados simples como a utilização de protetores de tomadas naquelas que não estiverem sendo utilizadas, não deixar fios soltos e não deixar perto de tomadas ítens que chamem a atenção das crianças.
 
Ouça aqui [2] as dicas do engenheiro eletricista sobre os perigos das tomadas e aparelhos eletroeletrônicos nesta entrevista ao Revista Brasília, com apresentação de Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário