O Brasil está na décima posição entre os países onde mais nascem prematuros

Imagem:

Compartilhar:

Estudo busca reduzir taxas de prematuridade no Brasil

Criado em 24/11/15 10h08 e atualizado em 24/11/15 10h16
Por Juliana Xavier Fonte:Ascom IFF [2]

A prematuridade atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.

Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso, um prematuro precisa de cuidados especiais na UTI, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

“Com o objetivo de diminuir as taxas de parto prematuro, gestantes de todo o Brasil entre a 18ª e a 23ª semana já podem contar com um exame gratuito de ultrassom para detectar ao menos um desses riscos: o encurtamento do colo de útero. Este exame é um ultrassom transvaginal que mede o colo do útero e identifica alterações que podem levar a um parto prematuro”, explicou Fernando Maia, gerente da Medicina Fetal do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pesquisador responsável no IFF.

O ultrassom leva cerca de cinco minutos e a gestante recebe o resultado na hora. Se nenhuma alteração for identificada, ela é aconselhada a seguir com seu pré-natal regular, se o encurtamento do colo do útero for detectado, a gestante receberá acompanhamento especial para evitar o trabalho de parto prematuro. “Serão fornecidas cápsulas de progesterona, um hormônio que a mulher já produz naturalmente, ou um anel de silicone para fechar o colo e diminuir a possibilidade de um nascimento antes da hora. Ambos são inseridos na vagina até o final da gestação. As participantes receberão acompanhamento regular da equipe até o parto”, elucidou médico.

A iniciativa faz parte de uma pesquisa científica liderada pela Unicamp, que tem como seu pesquisador principal Rodolfo Pacagnella, chamada de “Progesterona e Pessário cervical para Prevenir Parto Prematuro ou Estudo P5”, que pretende entender as melhores formas de se evitar o nascimento prematuro no Brasil e no mundo. “Além de evitar o nascimento prematuro do bebê, as gestantes participantes contribuirão com a pesquisa científica que pretende prevenir o problema no país”, esclareceu Fernando Maia.

O estudo terá duração de dois anos e espera beneficiar 30 mil mulheres em todo o país.

Para o médico, a participação do Instituto na pesquisa reafirma o interesse do IFF em entender as causas da prematuridade sob diversas perspectivas. “Outra boa notícia é o início das atividades do ambulatório de Alto Risco para Prematuridade, liderado pelo médico obstetra Marcos Nakamura. O ambulatório busca concentrar as gestantes sabidamente de alto risco para prematuridade, com vistas a assistência altamente especializada e pesquisa no tema”, disse ele.

O estudo P5 é um dos 12 projetos de pesquisa brasileiros em prematuridade que estão sendo financiados pelo Ministério da Saúde, CNPq e Fundação Bill & Melinda Gates desde 2014. Eles fazem parte do programa Grandes Desafios Brasil: Prevenção e Manejo de Nascimentos Prematuros, iniciativa lançada em 2013 com o objetivo de investir em pesquisas capazes de entender as causas de nascimentos prematuros e oferecer soluções inovadoras para reduzi-los no Brasil e no mundo.

O exame de ultrassom será disponibilizado em 17 hospitais espalhados pelo Brasil, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Mulheres entre a 18ª e 23ª semana de gestação que aceitarem participar da pesquisa podem realizar o ultrassom transvaginal para medir o colo do útero e identificar alterações que podem levar a um parto prematuro, basta agendar o exame por meio do site: www.prevenindopartoprematuro.com.br. No Rio de Janeiro os exames serão agendados pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário