Matemática

Imagem:

Compartilhar:

Dificuldade em matemática pode significar discalculia

Criado em 25/11/15 10h43 e atualizado em 25/11/15 10h48
Por Fundação Maria Cecília Souto Vidigal [2]

A criança com discalculia apresenta uma desordem estrutural nas capacidades matemáticas. Ela não sabe, por exemplo, contar, entender a ordem dos números cardinais e ordinais, fazer as operações aritméticas e compreender o que significam os sinais básicos (mais, menos, igual…). Ela também não aprende a tradicional tabuada nem reconhece princípios de medidas e valores de moedas. Na Primeira Infância, esses sinais são mais sutis, mas já podem indicar a presença de dificuldade para compreender o raciocínio matemático.

O que fazer? O primeiro passo é buscar a ajuda de uma equipe multidisciplinar (que envolva as várias áreas de atendimento) para uma avaliação assertiva.

Quanto mais cedo o problema for identificado, maiores serão as chances de a criança desenvolver as capacidades matemáticas e seguir sua vida escolar, além de construir uma melhor autoestima.

Vale ressaltar que, assim como outros transtornos específicos de aprendizagem, a discalculia não acontece por falta de inteligência ou por má vontade da criança.

Outro ponto é que o ambiente familiar e a qualidade da educação recebida influenciam de forma importante no prognóstico, mas não são a causa do problema.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário