Compartilhar:

Trauma dentário: o que fazer quando o dente quebra ou cai?

Criado em 17/08/15 11h28 e atualizado em 17/08/15 11h43
Por Cartilha de Saúde Bucal Fonte:PIM - RS [2]

Os  traumatismos  são  comuns  em  crianças,  e  devem  ser  tratados  com  cuidado. Qualquer  batida  (trauma)  nos  dentes  é  importante  e  deve  ser  avaliada  por  um dentista  para  avaliar  se  os  dentes permanentes  foram  envolvidos,  se  há necessidade de conter o dente ou tratá-lo. Se a criança quebrar um dente, deve- se procurar o fragmento de dente e levar a criança com o fragmento ao dentista o mais rápido possível.

Lembrando que se houver machucados intensos, tontura, confusão mental, a criança deve ser levada ao médico antes.

Nos casos de avulsão (quando o dente sai por inteiro do alvéolo – “casinha do dente” – devido a algum trauma), temos duas opções:

- no caso de dentes permanentes, a orientação é que o responsável pegue o dente pela coroa (parte que ficaria para fora na boca, não na raiz), lave em água fria (se  estiver  sujo) sem  esfregar e ir imediatamente a um dentista levando o dente dentro de um copo com leite, soro ou dentro da boca da mãe (a saliva é importante para que o dente mantenha suas propriedades). O responsável pode tentar realizar esse reimplante e logo levá-lo  a um dentista, caso se sinta seguro;

- no caso de dentes de leite que sofram avulsão, geralmente não se realiza reimplante, portanto os responsáveis devem guardar o dente e levar a criança ao dentista, para que este veja qual o melhor tratamento para o caso.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário