Festa Junina em Campina Grande (PB)

Imagem:

Compartilhar:

Saiba como surgiram as tradições das festas juninas

Criado em 01/07/15 12h32 e atualizado em 02/07/15 10h58
Por Todas as Vozes / Rádio MEC AM - Rio de Janeiro Fonte:Rádios EBC [2]

Angela Savastano é cientista social, folclorista e presidente do Centro de Estudos da Cultura Popular (Cecp), um dos órgãos responsáveis pela gestão do Museu do Folclore de São José dos Campos, São Paulo. Na edição especial do programa Todas as Vozes desta segunda (29) sobre as festas juninas, Angela disse que esses eventos foram fortemente influenciados por festas europeias, numa combinação cultural com costumes do interior do Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Saiba como surgiram as tradições das festas juninas

"Uma das riquezas do formato que as festas juninas ganharam no Brasil foi a incorporação de traços de diferentes países ao festejo das colheitas nas nossas áreas rurais. Essa expressão cultural ganhou tanta força que resiste eficazmente às tentativas da indústria da cultura de modificar seus sentidos", afirmou a representante do Cecp. Angela explicou também a ligação entre fogueira e religiosidade, que é anterior ao cristianismo.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário