Professor e crianças

Imagem:

Compartilhar:

Período mágico para aprender língua vai até os 7 anos

Criado em 14/07/15 10h23 e atualizado em 14/07/15 10h34
Por Porvir [2]

Quem já passou anos em cursos de língua estrangeira durante a adolescência ou já na fase adulta sem progredir da maneira esperada pode ter desconfiado que o problema parecia não ser algo pessoal. E de fato não é. Patricia Kuhl, diretora do Instituto do Cérebro e de Ciências do Aprendizado da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, demonstrou em sua palestra no Simpósio Internacional em Ciência para Educação, que é na infância, mais precisamente até sete anos, que o cérebro vive um período mágico para aprendizado de uma segunda língua.

No evento realizado no Rio de Janeiro, em 5 e 6 de julho, a pesquisadora americana mostrou que, sobretudo nos primeiros seis meses de vida, somos cidadãos universais do mundo e capazes de distinguir sons de todas as línguas. Entre 8 e 10 meses, o foco muda para língua dos nossos pais. “Tudo isso acontece no cérebro antes que a criança possa nos dizer alguma coisa”, explica.

A partir dos sete anos e ao longo da vida adulta ocorre uma desaceleração na curva de habilidade para aprendizado, o que, segundo a especialista, já pode servir para o direcionamento de políticas públicas de educação.

Para Patricia, descobertas como essa deixam claro como países como os EUA (e o Brasil) erram, por exemplo, ao deixar o ensino de uma segunda língua somente para o ensino médio, quando alunos já têm entre 15 e 18 anos e já não conseguem ouvir todas as nuances fonéticas. Como consequência, a primeira língua aparece como uma barreira.

“A neurociência mostra que nós não precisamos investir tanto dinheiro em aulas de segunda língua para essas idades e podemos antecipá-las para a pré-escola, quando as crianças são como esponjas e estão absorvendo as informações de maneira totalmente natural”, explica.

Outra vantagem por mudar o foco para os primeiros anos da vida escolar é o fato de que, no ensino médio, professores se preocupam mais com verbos do que com a interação social. Isso, segundo Patricia, não tem funcionado. “O que os EUA precisam fazer é mudar o ensino de segunda língua para um ambiente mais divertido onde as crianças mais livres para aprender”, argumenta.

Entretanto, ela divide a importância da escola com os estímulos recebidos dentro do ambiente familiar. Patricia explica que toda criança vem ao mundo com uma curiosidade inata e pronta para aprender, mas se os pais não entenderem isso, os filhos podem ficar distantes das oportunidades. “Não se trata de brinquedos caros, videogames, computadores e iPhones. São os pais. Sua fala, atitude socioemocional, toque, calor e amor. É disso que se trata”.

E na vida adulta?

Apesar de concentrar sua fala na maior facilidade para aprendizado durante a infância, Patricia ressalta que é possível aprender ao longo de toda a vida.

Ela cita um estudo feito com jovens que estudaram uma segunda língua entre os 10 e os 25 anos e que passaram longos períodos nos EUA.

A análise de questionários que incluía perguntas sobre passatempos e também contato com o inglês e dos exames de imagens mostrou um cérebro diferente daqueles de pessoas monolíngues. A imersão cultural, ainda que tardia, traz benefícios ao cérebro, que continua a mudar, se adaptar e melhorar as conexões que são necessárias para aprender a nova língua.

“Quanto mais tempo eles moraram nos EUA, mais vemos mudanças nas fibras difusas. Essa diferenças podem explicar um pouco as funções executivas e por que bilíngues são mais criativos e mais flexíveis cognitivamente”, exemplifica.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário