Imagem:

Compartilhar:

Como promover o desenvolvimento integral da criança de três a quatro anos?

Criado em 29/07/15 10h31 e atualizado em 29/07/15 10h52
Por Primeira Infância Melhor [2]

A partir dos três anos, as crianças, geralmente já correm, saltam e sobem em lugares com segurança. Pode vestir e tirar a sua roupa, comer com garfo, lavar as mãos e ir ao banheiro sozinha. Dentre suas habilidades cognitivas, destaca-se a classificação de objetos e a categorização por cor, tamanho, formato, textura. É muito curiosa e pergunta o porquê de tudo.

Seu filho fala e expressa suas ideias. Escute-o e estimule-o:

- Mostre ilustrações de livros, revistas, fotos e faça com que ele fale sobre elas. Pergunte: “O que é?”, “Como é?”, “Gosta?”, “Por quê?”.

- Conte histórias conhecidas ou criadas por você com a ajuda de desenhos para que a criança entenda melhor. Faça perguntas sobre os personagens: “Como se chamavam?”, “O que aconteceu na história?”. Assim você verá se seu filho entendeu a narração.

- Estimule seu filho para que diga versos, rimas e poesias. Cante canções infantis e peça que repita. Peça a ele que acompanhe com palmas ou batendo com algum objeto, como por exemplo: utilizando uma colher.

- Diga para ele o nome de algum animal para que diga o de outro. Ex: você diz “gato”, ele diz “cachorro”. Este jogo pode ser feito com nomes próprios, cores, alimentos, entre outros.

- Estimule-o a dizer segredos em seu ouvido. Diga você algum no ouvido dele também.

- Mude o tom de voz e faça de conta que um fantoche está falando com ele. Fale coisas interessantes e peça que ele responda. Entregue o fantoche a ele, dizendo que fale com o novo amigo.

- Continue ensinando-o a imitar sons. Dificulte um pouco, pedindo que imite o som de um trem: “CH, CH, CH”. Mas, quando inicia a mover-se, o trem faz “AAAACHCHCH”; quando avança, “CHCHCHAAA” e quando vai muito rápido faz “AAACHCHCHAAACHCHCHAAA”. Repita este jogo com outros sons. O mundo se abre para seu filho como algo maravilhoso. Cada dia descobre algo novo, cada vez distingue melhor a diferença de cor, tamanho e textura dos objetos. Em todo este processo, sua participação é determinante.

- Cante para seu filho Cantigas de Roda, como “O cravo e a rosa” e “Ciranda, cirandinha”, pois este demonstra grande interesse por estas brincadeiras.

- Ele já está na fase de experimentar, explorar, fantasiar imaginando situações reais na brincadeira, como fazer de conta que é a mãe, o pai, o médico, o professor, entre outros. Crie um espaço onde possa brincar livremente. As caixas de papelão e outras sucatas continuam sendo de grande interesse para ele.

- Seu filho já é capaz de contar fatos e experiências, de imaginar histórias. Converse, escute, demonstrando interesse no que tem a contar.

- Nesta fase ele já detém a atenção por mais tempo em um objeto, em um brinquedo, ou mesmo em alguma atividade especial. Observe o que mais lhe prende a atenção e interesse e oportunize seu brincar, estimulando a concentração.

- Brinque de “encontrar os iguais”. Ele irá aprender a diferenciar as cores e formas. Mostre algo de uma cor e peça que procure outra coisa da mesma cor. Repita com cores diferentes. Quando ele conseguir, peça que agrupe os objetos da mesma cor. Assim, por exemplo, poderá agrupar um lápis, um pente, uma caneca, que sejam todos azuis.

- Para ajudar seu filho a conhecer as formas, coloque num saco várias figuras geométricas (você pode confeccioná-las com papelão, cartolina, ou revista) de diferentes cores e tamanhos. Peça que inicialmente, de olhos fechados, retire uma por uma e adivinhe. Após solicite que agrupe conforme cor e tamanho.

- Peça que coloque em ordem de tamanho diferentes objetos, como bonecas, bolas, carrinhos. Isto também pode ser feito com frutas, legumes, pedras.

- Você pode oferecer para ele no máximo 6 botões e pedir que retire somente os grandes. Desta forma, ele estabelece uma diferença entre o grande e o pequeno. Caso não consiga, oriente-o colocando 2, lado a lado e mostre a diferença. Atenção! Os botões não devem ser tão pequenos que possam ser colocados no nariz, orelhas ou engolidos. Essa atividade deve ser realizada sempre na presença de um adulto.

- Apresente a ele vários objetos (5 ou 6). Pergunte o que é cada um. Faça com que olhe bem para eles. Peça a ele que feche os olhos. Retire um dos objetos e peça que abra os olhos e diga qual dos objetos está faltando. Este jogo ajuda a desenvolver a memória.

Seu filho desenvolverá cada vez mais a audição, o olfato e o paladar. Para estimular, você pode:

- Propor que escute e imite o som de brinquedos e objetos conhecidos, como: apito, telefone e carro. Você pode imitar sons conhecidos e pedir que ele identifique o que é.

- Brincar de adivinhar o que é, utilizando o sabor e cheiro dos alimentos. Peça que feche os olhos, prove ou cheire uma fruta ou verdura e diga o que é. Caso não acerte, não importa. Com o tempo ele acertará.

O pensamento e a imaginação também se desenvolvem com atividades como estas:

- Deixe à disposição de seu filho peças de dominó, peças de madeira de diferentes formas e caixinhas para que ele continue fazendo as construções que desejar.

- Continue oferecendo quebra-cabeças para que ele monte. Utilize figuras bem definidas e conhecidas, divida em 3 ou 4 peças e solicite a ele que monte.

- Deixe que corra livremente, salte e pule de lugares baixos. Estas atividades o fazem mais forte, saudável, com disposição para realizar outros jogos que sejam mais tranquilos.

- A bola continua sendo seu brinquedo preferido. Faça com que ele a jogue para você com uma mão e depois com a outra.

- Brinque de caminhar por uma linha reta, que pode ser marcada com giz ou pedra. Isto pode ser feito durante um passeio, utilizando as linhas da calçada.

- Coloque uma corda de bom tamanho amarrada em sua cintura e peça que seu filho imite gestos de conduzir charrete. Corra devagar e faça com que acompanhe. Depois inverta as posições.

- Estimule seu filho a passar por cima de uma corda amarrada entre 2 móveis, numa altura máxima de 20 centímetros, imitando um cachorro.

Suas mãos estão cada vez mais ágeis e se movem mais rápido. Para estimular ainda mais, você pode:

- Oferecer lápis de cor, giz e giz de cera para que desenhe. Não pergunte antes o que ele irá desenhar e deixe-o livre para que depois diga o que é. Às vezes, você pode deixar de perceber o que para ele está claro no desenho.

- Peça a ele que, com o dedo polegar toque todos os outros dedos da mão. Primeiro com uma e depois com a outra. Faça com que repita, sempre mais rápido, como uma brincadeira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário