Compartilhar:

O que é mancha mongólica?

Criado em 21/05/15 11h02 e atualizado em 21/05/15 11h17
Por Dr. José Luiz Setúbal Fonte:Saúde Infantil [2]

Mancha mongólica é aquela mancha arroxeada que muitos recém nascidos possuem na região das nádegas e costas. Muitas vezes, em maternidades, fui questionado o que havia acontecido na hora do parto para que os bebês tivessem aquelas “manchas roxas”.

Estas manchas são muito comuns em crianças asiáticas (daí o nome) onde ocorrem em mais de 90% dos recém nascidos e nas populações de raças negras ocorrem em cerca de 80% e nos brancos europeus ou caucasianos é menos comum e ocorre em menos de 10%. No Brasil, devido a nossa grande miscigenação ocorrem entre 40% a 80% dependendo da região. Na América Latina se estima em cerca de 45% dos recém nascidos apresentam estas manchas.

Mancha Mongólica
Creative Commons - CC BY 3.0 - Mancha Mongólica

Saúde Infantil

Estas manchas não possuem um significado clínico maior, não tem relação com Síndrome de Down, com câncer ou com hematomas. Geralmente desaparecem no primeiro ano de vida, mas podem persistir até a adolescência, embora seja raro em crianças em idade escolar.

Não há tratamento recomendado.
 
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário