Compartilhar:

Endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva

Criado em 31/03/15 10h04 e atualizado em 31/03/15 10h22
Por Rádio Nacional de Brasília [2]

Endometriose é uma doença feminina, que afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva, o que equivale a 7 milhões de brasileiras. Sobre o assunto o programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, conversou com o professor titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC, César Eduardo Fernandes.
 
Ele explica que o útero possui um tecido interno chamado endométrio, que descama todos os meses por meio da menstruação. A endometriose acontece quando o endométrio se desloca para outros lugares como a trompa, ovário ou alças intestinais. Quando está fora do local correto no útero, o endométrio progressivamente vai produzindo um processo inflamatório, cicatricial, promovendo aderência nesse tecido. Ao logo do tempo isso traz consequências para a saúde da mulher, como dor pélvica, dificuldade para engravidar e dores nas relações sexuais.
 
Ainda de acordo com o médico,  existem muitas teorias discutidas na Medicina sobre as causas da endometriose. A mais aceita é a de que o tecido endometrial, por ocasião das menstruações, em vez de descer para a vagina, volta e caminhar para o interior das trompas e se depositar dentro da cavidade do abdômen. "É como se fosse uma regurgitação da menstruação, a menstruação retrógrada", explica.
 
Confira mais informações sobre a doença na entrevista abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 - Endometriose afeta de 10% a 15% das mulheres em fase reprodutiva

 

Tags:  endometriose [4], útero [5], endométrio [6], mulheres [7], infertilidade [8], menstruação [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário