Criança no ombro do pai

Imagem:

Compartilhar:

Compreenda melhor a infância em dez vídeos

Criado em 02/02/15 09h02 e atualizado em 02/02/15 11h38
Por Juliana Sada Fonte:Centro de Referências em Educação Integral [2]

Propiciar o desenvolvimento integral de uma criança, tendo o cuidado de garantir que todas as suas dimensões receberão atenção e estímulo é tarefa árdua. São necessários esforços dos educadores, da família e de todos que convivem com os meninos e meninas. O desafio demanda ainda esforços dos gestores públicos e de pesquisadores.

Para apoiar educadores e familiares que desejam se aprofundar, saber mais da infância e estar mais preparados para estimular os pequenos em seu caminho de aprendizagem, o Centro de Referências de Educação Integral, em parceria com Instituto Alana e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, importantes organizações no tema, selecionou 10 vídeos para melhor compreender essa etapa do desenvolvimento.

1. Os primeiros mil dias das crianças

O período da gestação até o segundo ano de vida é visto como fundamental pelo pediatra José Martins Filho. Para ele, afeto e cuidado são determinantes para uma vida adulta melhor. Isso afeta não só as crianças, mas também toda a sociedade.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Primeiros mil dias: pediatra alerta para a importância do contato materno

2. Super-Cérebro: a importância da primeira infância para o desenvolvimento

As experiências vividas nos primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Veja o que a família, comunidade e gestores públicos têm a ver com isso.

Clique aqui [3]

3. Criança, a alma do negócio

Refrigerantes, brinquedos ou roupas. Com linguagem infantil e atrativas, as propagandas têm como alvo os pequenos para conseguir aumentar as vendas. O documentário “Criança, a alma do negócio” mostra o efeito da publicidade na infância e adolescência.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Criança, a Alma do Negócio - Oficial

4. As experiências moldam a arquitetura do cérebro

Os estímulos e vivências recebidos pela criança na primeira infância determinam a formação do cérebro e impactam como será a aprendizagem e o comportamento do indivíduo ao longo vida. Confira um dos Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância.

Assista aqui [4]

5. O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro

Sabia que as interações dos adultos com as crianças determinam o desenvolvimento do cérebro? Brincadeiras que estimulam a reação dos bebês e atividades que apresentam objetos e palavras apoiam a aprendizagem ao longo da vida do indivíduo.

Veja aqui [5]

6. O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável

Expostas a situações prolongadas de estresse, crianças têm o seu sistema cerebral ainda em desenvolvimento sobrecarregado. Isso pode gerar sérias consequências com prejuízos ao raciocínio e à aprendizagem. Veja como isso pode ser evitado.

Assista aqui [6]

7. O menino que não queria nascer

Para além do cuidado da família e de educadores, é preciso mobilização de toda a sociedade e dos gestores para garantir uma infância feliz. São necessárias leis e políticas públicas que observem e garantam os direitos básicos das crianças.

Creative Commons - CC BY 3.0 - O Menino que não queria nascer

8. Muito além do peso

Já considerada uma pandemia, a obesidade infantil é o tema do documentário “Muito Além do Peso”. Além de mostrar a situação brasileira, o vídeo debate a qualidade da alimentação das crianças e os efeitos da publicidade de alimentos sobre elas. 

Creative Commons - CC BY 3.0 - Muito além do Peso

9. Construir as competências dos adultos para melhorar o desempenho das crianças

Famílias, educadores e todos aqueles ao redor de crianças devem se formar para propiciar um melhor desenvolvimento das crianças. São necessárias também que as políticas públicas criem ambientes favoráveis para isso.

Veja aqui [7]

10. Funções executivas: habilidades para a vida e aprendizagem

Fazer planos, permanecer focado e controlar os impulsos. Essas habilidades, conhecidas como funções executivas, são essenciais para toda a vida. Apesar de não nascermos com elas, podemos desenvolvê-las.

Assista aqui [8]

Tags:  criança [12], desenvolvimento [13], infância [14], obesidade [15], Saúde [16], cognição [17], cognitivo [18]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário