Glória Cruz, 66 anos, mora há 30 anos na instituição e diz que o local é um "pedacinho do paraíso"

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Como escolher uma casa de repouso para idosos?

Criado em 11/11/14 10h35
Por Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec [2]

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, há 24,85 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil (12,6% da população). O aumento da população idosa, aliado ao fato de que hoje a maioria das mulheres – antes responsáveis pelos cuidados domésticos e dos familiares mais velhos – está no mercado de trabalho, tem feito surgir muitas novas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis).

De acordo com a Promotoria de Justiça do Idoso do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), existem 370 casas cadastradas no órgão de Vigilância Sanitária Municipal na capital, entre instituições públicas, filantrópicas e particulares. No Brasil, o número é de cerca de 5 mil, segundo dados da Associação das Casas de Repouso para Idosos do Estado de São Paulo (Acresp). No entanto, Claudia Beré, promotora de Justiça do Idoso do MP-SP, alerta que há um alto número de casas clandestinas.

Leia também:

Médicos alertam idosos para os riscos da catarata [3]

Idosos não se identificam mais como pessoas frágeis [4]

Escolher uma casa de repouso exige tempo e dedicação. Beré considera a proximidade com a residência da família um critério importante, pois visitar o idoso frequentemente ajuda a manter os laços afetivos. "A família que leva um idoso a uma Ilpi transfere à entidade apenas o dever de cuidado, mas continua incumbida de dar a ele suporte emocional por meio de visitas, telefonemas e passeios", diz a promotora.

O geriatra Jaluul recomenda que a família procure referências do local na internet, com parentes de pessoas que moram lá e com os próprios idosos. Conversar com o médico responsável pela casa também é imprescindível. "É muito importante que haja sintonia entre o médico particular do idoso e o da instituição."

O que observar:

• A regularidade do cadastro no órgão de Vigilância Sanitária Municipal. Em São Paulo, a consulta pode ser feita no site [5] da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa).
• O número de funcionários e o de idosos e a variedade da equipe de profissionais: a casa deve contar com enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem, cuidadores e nutricionista. O responsável técnico pela casa deve ter curso superior.
• O horário de visitação (desconfie se ele for restrito).
• As condições de higiene dos quartos, banheiros, cozinha e área comum.
• A realização de atividades culturais, terapêuticas e de lazer que estimulem a autonomia do idoso. "Não é aceitável que o único lazer seja a televisão. Bingo, jogos de tabuleiro e atividades físicas são algumas opções", sugere Beré, do MP-SP.
• O cardápio, que deve ser elaborado por um nutricionista. A alimentação deve ser variada e suficiente; não é normal que o idoso perca peso.
• A acessibilidade da casa: evite locais com escadas ou com muitos andares.
• A existência de barras de segurança, principalmente nos banheiros.
• O contrato de prestação de serviços, que deve ser claro e o mais informativo possível.

Leia mais sobre o assunto na Revista do Idec [2].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário