Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

Imagem:

Compartilhar:

Crianças devem passar por adaptação gradual ao horário de verão

Criado em 14/10/14 10h41 e atualizado em 15/10/14 07h29
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Enem cadernos relógio
Crianças devem deitar 15 minutos mais tarde e acordar 15 minutos mais cedo para se adaptarem ao novo horário sem traumas (Sourabh/Creative Commons)

Todo ano é a mesma coisa: o calendário vai chegando ao fim e mais um horário de verão tem início. No próximo domingo (19), os relógios dos estados Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora, e assim permanecerão até 22 de fevereiro de 2015.

Leia mais:

Horário de verão vai do dia 19 deste mês a 22 de fevereiro [2]

Horário de verão 2014/2015: Saiba como fica o horário em seu estado [2]

Para que a mudança no relógio seja sentida com o menor impacto possível pelo corpo, a psicóloga Carmen Alcântara, especialista em distúrbios do sono, sugere uma adaptação gradual. “Vale a pena fazer um preparo antes do início do horário de verão, principalmente em crianças até 5 anos”, pondera. A sugestão é que a partir desta terça-feira (14) as crianças sejam colocadas para dormir 15 minutos mais cedo a cada dia, até chegar a uma hora a menos do horário habitual da criança dormir. O mesmo esquema deve ser adotado pela manhã, acordando a criança 15 minutos mais cedo. “Para crianças maiores de 5 anos, esse processo pode ser feito dois dias antes, levando a criança para cama meia hora mais cedo nas duas noites que antecedem a mudança do horário e acordando também, meia hora mais cedo dois dias antes”, complementa Carmen.

Desta forma, a especialista acredita que a criança sentirá menos a mudança. No caso dos adultos, basta que no domingo durmam mais cedo para não se sentirem muito cansados na segunda-feira.

A manobra de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol e, assim, economizar energia, pode atrapalhar a qualidade do sono no começo, mas não causa nenhum distúrbio do sono  na criança, garante Carmen. “Mesmo que elas se ressintam nos primeiros dias e até na primeira semana (caso não tenha sido feito um preparo), o relógio biológico irá se adaptando gradativamente à mudança, desde que sejam mantidas as rotinas e ritmos da criança”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário