Luiz Henrique faz graça em sua cadeira de rodas

Imagem:

Compartilhar:

Crianças com deficiência comandam edição do Programa Especial

Criado em 07/10/14 08h22 e atualizado em 10/10/14 09h59
Por Adriana Franzin Fonte:Portal EBC

Programa Especial - Luiz Henrique
Luiz Henrique faz graça em sua cadeira de rodas (Divulgação)

Há dez anos o Programa Especial se dedica a promover a inclusão social da pessoa com deficiência por meio da TV Brasil. Nas edições são tratados temas relevantes como mercado de trabalho, lazer, tratamentos, saúde e esportes adaptados. Apresentado pela cadeirante Juliana Oliveira, o programa revelou a primeira repórter com síndrome de Down do mundo: Fernanda Honorato. O também cadeirante José Luiz Pacheco divide a função na reportagem.

Assista à edição especial do programa pela TV Brasil ou aqui:

Mas neste Dia das Crianças, o programa vai ser diferente. Juliana dá lugar a Matheus, de 11 anos. Caio, também com 11 anos, faz a narração em Libras. Já a audiodescrição é da Maria Julia (10 anos).

O assunto do dia vai ser a vida das crianças com deficiência. Maria Rita, que tem síndrome de Down, vai mostrar como brinca com as amigas Beatriz e Mariana. Francisco, que é cadeirante, explica como faz adaptações nas brincadeiras com o primo João Victor. Luiz Henrique, também cadeirante, ensina como se diverte com e a irmã Isabela. Marina, que tem autismo, prova que a vaidade não é pra qualquer uma. Hugo e a namorada dele, Giovana, que são cegos falam sobre o que é o amor. José Carlos, que é surdo, dá dicas de passeio.

Veja também:

Programa Especial vai homenagear as crianças [2]

Crianças com deficiência viram modelos para fotógrafos voluntários [3]

Cresce número de alunos com deficiência nas classes comuns [4]


Hugo e a namorada Giovana, ambos cegos, contam o que pensam sobre o que é namoro e casamento num bate-papo descontraído e engraçadinho.

Conheça os participantes:

Maria Rita brinca com as amigas [5]

Francisco ensina como subir na cadeira de rodas sozinho [6]

Hugo e Giovana falam sobre suas concepções do amor [7]

Luiz Henrique gosta de contar piadas [8]

A edição especial de Dia das Crianças vai ao ar no sábado, dia 11, às 10h30.

Sobre o Programa Especial

O Programa Especial é dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência e, desde 2004, vai ao ar semanalmente na TV Brasil falando de assuntos como mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte, saúde, entre outros, de forma inclusiva e descontraída. 

O programa revelou e conta com a participação de Juliana Oliveira, apresentadora cadeirante, Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do mundo e o repórter cadeirante José Luiz Pacheco, que sempre se envolve em muita ação e aventura.

Para ser 100% acessível ao telespectador, o programa conta com os seguintes recursos: janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais (para as pessoas com deficiência auditiva que não leem português); legendas em português (para as pessoas com deficiência auditiva que não falam LIBRAS) e áudio descrição (as imagens que aparecem são descritas por um locutor para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado).

Tags:  Programa Especial [9], deficiente [10], deficiência [11], criança [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário