Porque a gente brinca de dirigir... As irmãs Laura e Alice da Silva Petrocchi, 1 e 3 anos - Brasília (DF)

Imagem:

Compartilhar:

Ciúmes entre irmãos: como lidar?

Criado em 26/06/14 04h52 e atualizado em 26/06/14 17h46
Por Compreendendo a Infância - IP - Usp [2]

Irmãs Laura e Alice da Silva Petrocchi
Com a chegada de um novo bebê, o primogênito pode expressar seus sentimentos de diversas maneiras (Lorenzo De Boni Petrocchi)

É natural e normal que o filho mais velho apresente demonstrações de ciúmes, ressentimento, insegurança, raiva e infelicidade como resposta ao nascimento de um novo irmãozinho. O que fica por vezes difícil para os pais entenderem é a maneira pela qual esses sentimentos se expressam:

•  Algumas crianças tentam machucar o bebê fisicamente, ou dizem para quem quiser ouvir que eles querem que o bebê vá embora.
•  Outras podem demonstrar todo o carinho do mundo para o novo irmãozinho, mas ficam agressivas e hostis com a mãe.
•  Podem ficar retraídas, passando a chupar o dedo e a molhar a cama.
•  Outras, ainda, podem ter um comportamento ótimo em casa, mas cheio de problemas na escola.

Nesta situação, o mais importante é que o primogênito sinta-se amado e apoiado por outros membros da família no momento em que seus pais – e principalmente sua mãe - estiverem menos
acessíveis.

O que os pais podem fazer?

O comportamento desagradável e desrespeitoso está diretamente relacionado ao medo de deixarem de ser amados. As crianças precisam da reafirmação do amor neste momento, juntamente com regras mostrando o que podem e o que não podem fazer. Com frequência a resposta dos pais a um mau comportamento confirma o pior sentimento que as crianças têm – o de que foram substituídas pelo novo irmãozinho e deixaram de ser amadas.

A mensagem que você precisa fazer seu filho entender é a de que ele não é “mau” por sentir-se assim, que você compreende que ele está passando por um momento difícil e que os sentimentos que ele tem fazem com que se sinta ainda pior.

Não importa quão exigente e cansativo este período venha a ser, lembre-se de que você é a mãe (ou pai) e que está em suas mãos a capacidade de quebrar este ciclo. Console-se com o fato de que seu filho confia tanto no seu amor a ponto de testá-lo até o limite e mostrar para você toda a confusão pela qual está passando. Embora com frequência seja difícil para você administrar essa situação com seu filho e o novo bebê, seu amor incondicional concede a ele uma posição segura para que possa expressar o que sente.

Dicas práticas [3] | Create Infographics [4]

* Para mais informações acesse o folheto Compreendendo a Infância - Ciúmes entre irmãos [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário