A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias.

Imagem:

Compartilhar:

Campanha incentiva troca de livros e brinquedos no Dia das Crianças

Criado em 01/10/13 10h17 e atualizado em 01/10/13 10h32
Por Ministério do Meio Ambiente [2]

A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias.
A 1ª Feira de Troca de Brinquedos de Brasília, realizada no Jardim Botânico, reuniu centenas de famílias. (José Cruz/ABr )

Ao invés de comprar, trocar. Essa é a atitude que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer incentivar no Dia das Crianças, 12 de outubro, por meio da feira de trocas, que será realizada no Parque da Cidade de Brasília. A iniciativa visa evitar o consumo exagerado e estimular práticas colaborativas entre crianças e faz parte de um movimento nacional que está levantando a bandeira de um Dia das Crianças diferente.

A campanha faz parte do movimento lançado pelo Instituto Alana em 2012, quando mais de 50 feiras similares foram realizadas em todas as regiões do Brasil. O MMA, com o apoio da Secretaria de Política da Criança do Governo do Distrito Federal e da Administração Regional de Brasília, encabeçou essa ideia para promover uma reflexão sobre o consumismo.

DIVERSÃO

“Essa é uma oportunidade divertida de sensibilizar as crianças para o prazer da troca e mostrar que nem tudo está pautado na compra”, destaca a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, Mariana Meirelles. Ela também reforça que as trocas permitem o diálogo entre as crianças, promovendo o exercício da argumentação e a negociação. “É uma prática que permite trabalhar várias questões como solidariedade, consumismo, reaproveitamento e viver de forma sustentável”, enfatiza.

Além de uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos.

A ideia das feiras de trocas surgiu em 2012, quando aconteceram mais de 50 feiras autônomas em todo o país. Neste ano, a proposta é que os eventos simultâneos sejam realizados no dia 12 de outubro. Para acompanhar todas as feiras e descobrir como organizá-las, consulte o site do Instituto Alana [3].

O Instituto disponibiliza material de apoio para que pais, mães, organizações e movimentos realizem suas próprias feiras. A campanha propõe que famílias reflitam sobre a relação do Dia das Crianças com o consumo exacerbado.

FEIRA DE TROCAS

Data: Dias das crianças, sábado, 12/10
Horário: a partir das 10h
Local: Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade de Brasília

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário