Milho é a base da culinária das festas juninas

Imagem:

Compartilhar:

Milho: o gostinho das festas juninas

Criado em 20/06/14 08h46 e atualizado em 12/06/15 16h39
Por Plenarinho [2]

Comidas típicas de milho
Milho é a base da culinária das festas juninas (Giselli Carvalho / CC)

Estamos em junho! Mês de homenagens a vários santos que já fazem parte do folclore nacional - Santa Antônio, São João, São Pedro... E melhor ainda: homenagens com muitas festas! Tempo de quadrilhas, brincadeiras ao redor das fogueiras, bandeirolas, de forró, e claro, tempo das comidas típicas.

Hummm!!! Curau, pamonha e pipoca fazem parte das delícias juninas, não é mesmo?! E essas gostosuras são feitas de um só produto: o MILHO!

Origem

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão - que em Portugal (e na Europa toda) é em junho, julho e agosto, exatamente na época do nosso inverno.

"Quando vieram para o Brasil, no século XVI, os portugueses desejavam manter o costume de festejar, mas aqui não havia produção de trigo. O jeito foi fazer a festa com um grão muito consumido pelos nossos índios: o milho", explica o professor de história Jaime Almeida, da Universidade de Brasília (UnB).

Assim começou a tradição anual das festas juninas por aqui. E assim começou também o uso do milho para o preparo das comidas que eram servidas aos participantes. Estava descoberto o grão que faz mil delícias!

O grão dourado

Atualmente, o milho, que é um cereal, é produzido em todo o mundo. O grão nasce do tamanho de uma ervilha, em fileiras, e presos a um sabugo, formando assim uma espiga. É a espiga de milho.

O grão é usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo. Lá é cultivado quase 50% do milho produzido em todo o planeta. Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul.

Cultivo

O milho é grão que precisa de muita água para crescer. Ele é plantado aproveitando as chuvas. Como suas raízes são fracas para absorver a água da terra, ela precisa de muita água da chuva ou de irrigações.

A melhor época para plantar o milho é no início do período das chuvas, e isso varia bastante nas regiões do Brasil. No nordeste, o plantio do milho vai de abril a maio. No Sudeste e Sul, o plantio começa entre setembro e novembro.

No Brasil, os estados que se destacam na produção de milho são São Paulo e o Paraná.

Fonte de energia

O milho, além de delicioso, é um alimento muito nutritivo. É fonte de energia e diferente de outros grãos porque conserva a sua casca no processo de industrialização. Além de ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos e açúcares, o milho é cheio de vitaminas:

C - que dá resistência aos ossos, dentes e tendões e essencial para o tecido muscular e prevenção ao câncer;
A - que é boa no combate às doenças, principalmente as infecciosas;
E -  que combate o envelhecimento das células.

O chá feito com o "cabelo" do milho ajuda nos tratamentos de doenças dos rins. Além disso, o milho pode neutralizar a acidez do estômago. Você podia imaginar?

Saindo da área das comidinhas, o milho também é utilizado nas indústrias de plástico, adesivos, tintas e produtos farmacêuticos. E aquela palha verde que envolve a espiga é usada por artesãos de várias partes do país para fazer objetos de decoração.

Tags:  festa junina [3], milho [4], comidas típicas [5], cereal [6], pamonha [7], cural [8], brincandonoarraia [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário