Saci Pererê

Imagem:

Compartilhar:

Halloween ou Dia do Saci?

Criado em 30/10/13 10h47 e atualizado em 30/10/13 11h06
Por Bruna Ramos Fonte:Portal EBC

Saci Pererê
Saci Pererê (ars351/ Creative Commons)

Ele é negro, tem uma perna só, usa gorro vermelho e fuma cachimbo. Esta é a representação do Saci Pererê, personagem do folclore brasileiro. O menino que adora fazer travessuras tem a missão de cuidar da natureza, onde mora.

Para celebrar o personagem e valorizar a cultura popular brasileira, foi criado o Dia do Saci. Comemorada em 31 de outubro, a data foi escolhida em contraposição ao Dia das Bruxas. “Estava havendo uma invasão cultural representada pelo halloween que não tem nada a ver com a cultura brasileira”, aponta Mouzar Benedito, da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), que está diretamente ligada à escolha da data da celebração, em 2003.

Veja mais:

Dia do Saci é celebrado em contraposição ao Dia das Bruxas [2]

Conheça a lenda do Saci [3]

A ideia do Dia do Saci é combater o estrangeirismo e incentivar as crianças a celebrarem seu folclore em vez do folclore americano. “Já que é uma data de festa, a festa sempre induz você a cultivar um pouco mais do motivo da festa.   No caso, o saci e seus amigos. Os amigos do saci são todos os mitos brasileiros”, defende Mouzar.

Diversos municípios já oficializaram a data. Entre eles, São Luiz do Paraitinga (São Paulo - onde há uma forte tradição de observadores de saci), Vitória (Espírito Santo), Uberaba (Minas Gerais) e Fortaleza (Ceará).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário