Compartilhar:

Livro estimula crianças a conhecerem e protegerem a fauna brasileira

Criado em 11/06/15 09h28 e atualizado em 11/06/15 09h40
Por Agência Fapesp [2]

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Livro Vermelho das Crianças, com o objetivo de familiarizar crianças com temas como a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta de conservação da natureza.

Livro Vermelho das Crianças.png
Creative Commons - CC BY 3.0 - Livro Vermelho das Crianças.png

Reprodução / Ibict

Ilustrado com desenhos de 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participante do Concurso de Desenhos Infantojuvenis Animais em Perigo, o livro apresenta a fauna como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no público leitor.

O livro, de autoria de Otávio Maia e Tino Freitas, reúne histórias de 50 bichos ameaçados de extinção como a aranha-chicote, o peixe-boi-da-amazônia, o tamanduá-bandeira, entre outros.

Traz, ainda, citações de obras de autores como Guimarães Rosa, Helmut Sick, João Simões Lopes Neto, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré, além de desenhos atribuídos a um dos filhos de Charles Darwin, provavelmente Francis Darwin, no verso de uma das folhas do manuscrito original de A origem das espécies (1859). De acordo com Cecília Leite, diretora do Ibict, o Livro Vermelho das Crianças contribui para a divulgação científica, já que oferece informação e conhecimento capazes de influenciar o leitor sobre questões relevantes da sociedade.

O Livro Vermelho das Crianças pode ser acessado gratuitamente aqui [3].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário