Imagem:

Compartilhar:

Aprenda a fazer quitutes juninos típicos do Amazonas

Criado em 15/06/15 15h23 e atualizado em 23/06/15 16h44
Por Produção Web

Já ouviu falar em mungunzá? E o que seria tacacá? Gostaria de provar um bolo podre? Ou prefere um mingau de banana? Estes nomes podem parecer diferentes, mas são iguarias típicas do estado do Amazonas, muito apreciadas durante as festas juninas. 

Algumas delas até são conhecidas em outras regiões do país, mas recebem outros nomes. Um exemplo disso é o mungunzá que em alguns estados brasileiros é chamado de canjica. 

Para mostrar um pouco da culinária da região Norte do Brasil, a TV Cultura do Amazonas visita a menina Isadora Vargas que mora em Manaus e, utilizando ingredientes como tapioca, jambu e milho branco, ajuda a cozinheira Andrea Barbosa a fazer seus pratos favoritos para curtir os arraiais juninos. O vídeo foi produzido para o programa Brincando no Arraiá, que será exibido ao vivo na TV Brasil no dia 28 de junho das 12h30 às 13h30.

Após preparar algumas receitas, Isadora confessa o que mais gosta na cozinha: a oportunidade de provar todas as delícias depois de prontas!

O folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo (1898 - 1986) escreve em seu Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado em 1954, que a comilança do São João tem a ver com a origem da festa, que sempre foi marcada pela época de colheita e de fartura no Brasil rural.

Assista ao vídeo com as receitas e aprenda sobre a culinária amazonense e confira as receitas dos pratos preparados abaixo. O conteúdo foi produzido para o programa Brincando no Arraiá, que será exibido ao vivo na TV Brasil no dia 28 de junho das 12h30 às 13h30.

 
 

Bolo podre

Ingredientes

½ kilo de farinha de tapioca

½ litro de leite quente

1 lata de leite condensado

100 gramas de manteiga derretida

1 colher de (chá) sal

2 ovos inteiros

Modo de preparo

Coloque a farinha de tapioca numa tigela funda. Dilua o leite condensado no leite quente. Acrescente a manteiga derretida e o sal. Misture bem. Coloque sobre a farinha de tapioca. Mexa bem e deixe descansar por 1 hora. Adicione os ovos e modele dos bolinhos. Coloque em uma assadeira untada. Asse em forno a 2000 por 30 minutos ou até dourar.
 

Mingau de mungunzá (milho branco ou canjica)

Ingredientes

½ kilo de milho branco

1 litro de leite

1 colher de sobremesa de sol

1 colher de chá de tapioca

Modo de preparo

Coloque o milho de molho na noite anterior. Os grãos de qualidade inferior vão boiar. Lave, escorra e coloque numa panela de pressão com água suficiente para cobrir o milho. O tempo de cozimento é, geralmente, de 50 minutos.Depois de o milho estiver no ponto, acrescentar o leite condensado, sal e o leite. Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo novamente até chegar ao ponto de mingau.

 

Mingau de banana

Ingredientes

05 bananas maduras – tipo pacovã

1 litro de leite

½ xícara de chá de farinha de tapioca

½ lata de leite condensado

1 colher de sobremesa de sal

Modo de preparo

Deixe a tapioca de molho em água por pelo menos meia hora para amolecer. Em uma panela, coloque as bananas para cozinhar. Depois que ferver 5 minutos, amasse as bananas com um garfo e volte para a água em que foram fervidas. Acrescente o leite, o leite condensado, o sal e a farinha de tapioca. Cozinhe tudo por 15 minutos até dar o ponto do mingau.

 

Tacacá

Ingredientes

4 litros de tucupi

1 litro de água

½ kilo de goma de tapioca

4 maços de jambu

1 kl de camarão seco

Modo de preparo

O tucupi deve ser adicionado pronto. Você pode encontrar em casas que vendem produtos típicos do Norte. Para fazer a goma, você deve diluir em água e a farinha de tapioca. Levar ao fogo mexendo sempre para não criar pelotas. O ponto é de mingau, que fica meio transparente. Limpe o jambu e lave bem as folhas e caules. Deve ser cozido por, pelo menos, 20 minutos. Lave o camarão, limpe e verifique o ponto de sal. Caso esteja muito salgado, deixe de molho por pelo menos uma hora.

Montagem

Numa cuia feita especialmente para servir o prato, coloque uma concha de tucupi, uma de goma e jambu. Os camarões entram por último.

Tags:  brincandonoarraia [5], comidas típicas [6], Amazonas [7], quitutes [8], mungunzá [9], tacacá [10]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário