Compartilhar:

De palco de decisões a risco de demolição: conheça a história do Brinco de Ouro

Criado em 29/05/15 18h40 e atualizado em 07/07/16 14h19
Por Edgard Matsuki Edição:Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Ameaçado de ser demolido, o estádio Brinco de Ouro da Princesa vive o que pode os últimos momentos de 62 anos de história completados no dia 31 de maio. Fundado em 1962, o estádio já abrigou decisões de campeonatos brasileiros, jogos da Seleção Brasileira e serviu como centro de treinamento para a seleção da Nigéria para a Copa de 2014. 

Leia também:
Para pagar dívidas do Guarani, Brinco de Ouro da Princesa corre risco de ser demolido  [2]
Entenda o caso do leilão do Brinco de Ouro [3]

O primeiro jogo da história do estádio foi a vitória do Guarani sobre o Palmeiras por 3 a 1 em 1963. Em 1966, o local recebeu um dos seus dois jogos da seleção brasileira (o outro seria em 1990). Na ocasião, o Brasil empatou por 2 a 2 contra um combinado da cidade. 

Em 1978, foi no Brinco de Ouro que o Guarani alcançou sua maior glória. Com uma vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, o time de Campinas conquistou o seu primeiro e único título brasileiro da Série A. O local ainda abrigou outra final de Brasileirão: no Campeonato de 1986, o São Paulo conquistou o título após derrotar o Guarani nos pênaltis. 

Brinco de Ouro da Princesa na final de 1978
Em 1978, foi no Brinco de Ouro que o Guarani alcançou sua maior glória: com uma vitória por 1 a 0 contra o Palmeiras, o time de Campinas conquistou o seu primeiro e único título brasileiro da Série A

Foto: Guarani Futebol Clube / Divulgação

Apesar das decisões e jogos de seleção, o local chegou ao seu maior público da história em outra partida. No ano de 1982, mais de 53 mil pessoas assistiram o Flamengo vencer o Guarani por 3 a 2 pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. 

Junto com o Guarani, o estádio começou um período de decadência no início dos anos 2000. No período em que o time enfrentou quatro rebaixamentos em Campeonatos Brasileiros e quatro rebaixamentos no Campeonato Paulista, o estádio teve que ser leiloado para pagamento de dívidas. Em 2015, o aniversário do estádio será durante o jogo Guarani e Tupi pela Série C do Campeonato Brasileiro – jogo que terá transmissão da TV Brasil, ao vivo e exclusivo na tevê aberta, a partir das 18h30. Esse pode ser o último ano de jogos no estádio. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário