Bola de futebol

Imagem:

Compartilhar:

Acordo judicial define entrada do Rio Branco-AC na Série C

Criado em 29/05/13 17h33 e atualizado em 02/01/15 18h16
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Às vésperas do início da Série C do Brasileirão, os clubes participantes foram pegos de surpresa com uma decisão de última hora. O Rio Branco-AC jogará a competição, que passará a ter 21 times: 11 no Grupo A e 10 no Grupo B. A novidade foi anunciada após a audiência de conciliação comandada pelo ministro do STF, Luiz Fux. Participaram da sessão representantes da CBF, do Rio Branco-AC e do Treze-PB.

Entenda o impasse

O imbróglio remonta ao ano de 2011, quando o Rio Branco foi punido por desobedecer as normas da Fifa que proíbem os times de solicitar interferência da Justiça Comum. Na época, o clube acriano moveu uma ação porque não concordou com a decisão do Ministério Público que vetou a liberação de seu estádio.

A resposta da CBF foi a exclusão da Série C de 2012, mas voltou atrás e readmitiu a equipe após um acordo. Porém, nesse intervalo de tempo, o Treze-PB também ingressou na Justiça Comum pelo direito de jogar a competição no ano pasado. Em sua argumentação, os advogados do clube sustentavam que, com a exclusão do Rio Branco, o clube deveria ser convocado pela CBF já que foi o 5º colocado na Série D de 2011. Pelo regulamento, apenas os 4 melhores clubes teriam direito ao acesso.

- Saiba mais em reportagem da Radioagência Nacional:

O impasse teve polêmico desdobramento na edição do ano passado, que atrasou mais de um mês devido à movimentação do Treze. Por decisão da juíza Ritaura Rodrigues Santana, os paraibanos conseguiram a vaga e disputaram a competição, escapando do rebaixamento somente na última rodada.

O acordo desta terça (28) garantiu a presença de ambos na Série C 2013. Em contrapartida, os clubes encerraram todas as ações movidas no passado.

Descontentamento

A decisão põe fim ao conflito entre Rio Branco, Treze e CBF. Mas gera descontentamento em outras equipes. Isso porque a CBF decidiu que o Grupo A terá 11 equipes com 3 rebaixados. Inicialmente, seriam rebaixados apenas 2 de cada grupo. Nos bastidores, circula a informação de que alguns clubes estão se sentindo prejudicados e irão protestar contra a medida.

Primeira rodada

Apesar da necessidade de ajustes na tabela para incluir o Rio Branco, a primeira rodada está mantida. A CBF irá publicar nos próximos dias o novo calendário de jogos do Grupo A.

Haverá acréscimo de uma rodada. Uma vez que o número de participantes no Grupo A é ímpar, cada clube irá folgar em uma rodada.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [65] Fazer uma Reclamação [65] Fazer uma Elogio [65] Fazer uma Sugestão [65] Fazer uma Solicitação [65] Fazer uma Simplifique [65]

Deixe seu comentário