Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do judô

Criado em 15/08/16 22h29 e atualizado em 15/08/16 22h37
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

Única arte marcial que compõe o programa paraolímpico, o judô para atletas cegos é praticado desde a década de 70, tendo estreado no masculino nos Jogos em Seul em1988, e no feminino, em Atenas-2004. Na Rio 2016, judocas com deficiência visual lutam pelo pódio em sete categorias de peso masculinas e seis femininas.

Além das categorias por peso, os atletas são classificados de acordo com o grau da deficiência visual.

O maior medalhista masculino é o brasileiro Antônio Tenório, que já conquistou cinco medalhas em competições, sendo quatro de ouro e uma de bronze. Atrás dele no ranking estão o japonês Satoshi Fujimoto e o britânico Simon Jackson. No ranking feminino o pódio é da alemã Ramona Brussig, seguida pela russa Tatiana Savostyanova e da espanhola Maria del Carmen Herrera.

As disputas serão nos dias 8, 9 e 10 de setembro na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra. O responsável pela prática do esporte é a International Blind Sports Federation [2] e no Brasil é a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais [3].


 

Tags:  Rio 2016 [6], paralímpiadas [7], Judô [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário