Compartilhar:

Paralimpíadas: conheça as regras do atletismo

Criado em 15/08/16 19h01 e atualizado em 15/08/16 19h12
Por Portal EBC Edição:Líria Jade

O atletismo faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde a sua primeira edição, no ano de 1960 em Roma. Mas foi apenas em 1984 que o Brasil conquistou as primeiras medalhas na modalidade, em Nova York (EUA) e em Stoke Mandeville (Inglaterra). Naquele ano, o país faturou seis medalhas de ouro, 12 de prata e três de bronze.

Trata-se da modalidade que rendeu mais medalhas ao Brasil nos Jogos. No total, o país já faturou 109 medalhas, das quais 32 foram de ouro, 47 de prata e 30 de bronze.

As 27 provas de atletismo masculino e feminino serão feitas no Estádio Olímpico do Engenhão de 8 a 17 de setembro. Já a Maratona será no dia 18 com largada e chegada no Forte de Copacabana.

O atletismo paralímpico é praticado por atletas com deficiência física ou visual. Há provas de corrida, saltos, lançamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional.

O responsável pela prática do esporte no país é o Comitê Paralímpico Brasileiro (www.cpb.org.br) [2] e no mundo o responsável é o Comitê Paralímpico Internacional (www.paralympic.org) [3].

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário