Seleção brasileira antes da partida contra o Peru, na Copa do Mundo de 1970. Da esquerda para direita: Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo,  Everaldo; Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino.

Imagem:

Compartilhar:

Em 1970, Brasil vencia o Peru pelas quartas de final da Copa

Criado em 03/07/14 15h47 e atualizado em 02/01/15 15h16
Por Gésio Passos

Pelé - Foto 7
Seleção brasileira antes da partida contra o Peru, na Copa do Mundo de 1970. Da esquerda para direita: Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo; Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé e Rivelino. (PD in Argentina/Creative Commons)

Na campanha do título de 1970, o Brasil enfrentou outro adversário sul-americano nas quartas de finais. Na trajetória do tricampeonato, a equipe de Pelé venceu a seleção do Peru por 4 a 2 em Guadalajara, no México.

A seleção brasileira se classificou em primeiro lugar no grupo 3 da Copa de 1970. Em uma campanha invicta, a seleção venceu Tchecoslováquia, Inglaterra e Romênia. Na época, a Copa foi disputada por 16 equipes e a fase seguinte a de grupos já era as quartas de final.

Já o Peru ficou em segundo lugar no grupo 3, vencendo Bulgária e Marrocos e perdendo para a primeira colocada, a seleção da Alemanha Ocidental. A equipe peruana era comandada pelo brasileiro Valdir Pereira, conhecido mundialmente como Didi, bicampeão mundial nas Copas de 1958 e 1962, sendo o melhor jogador da Copa de 58.

O jogo foi em 14 de junho de 1970, no Estádio Jalisco em Guadalajara, mesmo local das partidas da seleção brasileira na primeira fase. A Rádio Nacional transmitiu os jogos do Brasil ao vivo em 1970.

Confira a narração dos gols brasileiros:

Aos 11 minutos, o Brasil sai na frente com belo chute cruzado de Rivelino na entrada da grande área.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Escanteio para Brasil aos 15 minutos. Tostão tabelou na lateral com Rivelino, invadiu a área e chutou na esquerada do goleiro peruano, ampliando para o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Peru diminuiu aos 28 minutos com Gallardo na ponta esquerda. Mas aos 7 minutos do segundo tempo, Tostão recebeu passe de Pelé na pequena área e fez mais um para o Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os peruanos marcaram mais um aos 25 minutos da segunda etapa. Em bela tabela do ataque do Peru, a bola sobrou para Cubillas na entrada da grande área que chutou forte no canto direito de Félix. Aos 30 minutos, após belo cruzamento de Rivelino, Jairzinho driblou o goleiro e sozinho empurrou para as redes. 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O Brasil venceu o Uruguai nas semifinais por 3 a 1 também em Guadalajara. E na grande final, a seleção goleou a Itália por 4 a 1, se tornando o primeiro tricampeão do mundo e ficando com a taça Jules Rimet.

Ficha do jogo

Brasil 4 x 2 Peru
Data: 14/06/1970
Local: Guadalajara (México)
Brasil: Félix, Brito, Piazza, Carlos Alberto, Clodoaldo, Marco Antonio, Jairzinho (Roberto), Gerson (Paulo Cesar), Tostão, Pelé e Rivelino. Técnico: Zagallo  
Peru: Luis Rubinos, Eloy Campos, Hector Chumpitaz, Nicolas Fuentes, Ramon Mifflin, Roberto Challe, Julio Baylon (Hugo Sotil), Pedro Leon (Eladio Reyes), Teófilo Cubillas, Alberto Gallardo, Jose Fernandez. Técnico: Waldir Pereira (Didi)
Gols: Rivelino (11'), Tostão (15') , Gallardo (28'), Tostão (7'-2T), Cubillas (25'-2T) e Jairzinho (30'-2T).

Tags:  Copa [2], Copa do Mundo [3], Copa de 2014 [4], Copa 1970 [5], brasil [6], Peru [7], quartas de final [8], Copa [2]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário