Garrincha do Brasil marca de cabeça o primeiro gol contra a Inglaterra nas quartas de final em Vinha Del Mar no Chile em 10 de junho de 1962. De costas para a câmera está o número 20, Amarildo que substitui Pelé após contusão do craque

Imagem:

Compartilhar:

Em 1962, Brasil perdia Pelé durante a Copa; Amarildo assumiu a vaga

Criado em 04/07/14 18h45 e atualizado em 02/01/15 15h09
Por Gésio Passos Fonte:Portal EBC

Em 1962, durante a campanha do bicampeonato mundial, o Brasil também perdeu um dos seus grandes astros. Pelé se contundiu durante o jogo contra Tchecoslováquia, na segunda partida da Copa. O rei sofreu um estiramento muscular que o impediu de voltar aos gramados durante a Copa do Chile. Amarildo, ponta-esquerda do Botafogo-RJ, foi o substituto de Pelé.

Saiba mais sobre a Copa de 2014 no Portal EBC:

Neymar está fora da Copa após fratura na vértebra [2]

Com 31 infrações, Brasil bate recorde de faltas cometidas nesta Copa do Mundo [3]

O Brasil se recuperou da tragédia com uma brilhante atuação da dupla botafoguense Garrincha e Amarildo. Em sua primeira partida, Amarildo fez uma grande atuação, marcando os dois gols do Brasil na vitória contra a Espanha. Amarildo ainda marcou o primeiro gol do título do Brasil na final contra a Tchecoslováquia. 

Em entrevista ao Portal EBC, Amarildo conta como foi entrar no lugar do craque em um momento crucial para disputar a Copa do Mundo: "Eu senti o prazer de poder vestir a camisa do Brasil e disputar uma Copa do Mundo. Todo mundo chorando, todo mundo se lamentando, só eu não chorei. Eu estava alegre não porque o Pelé se machucou mas porque eu poderia demonstrar se eu era capaz ou não de ter sido convocado". Ouça o trecho da entrevista com o ex-jogador:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O jornalista Orlando Duarte, comentarista das Rádios EBC, relembra o momento:  "Quando ele se contundiu, inteligentemente a Comissão Técnica do Brasil não disse que Pelé não ia jogar. Todo o tratamento foi sendo feito, o Brasil foi levando e teve a sorte de entrar o Amarildo, que era conhecido como Possesso. Ele foi perfeito, graças às atuações maravilhosas do Garrincha." Ouça o depoimento de Orlando Duarte:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Garrincha foi a estrela da seleção naquela Copa, encantando o mundo com seus dribles desconsertantes. O "Mané" foi um dos artileiros da seleção, ao lado de Vavá, com quatro gols durante o torneio. Um lance curioso daquela Copa foi a expulsão de Garrincha na semi-final contra a seleção anfitriã, o Chile. Embora não pudesse atuar no próximo jogo, por uma ação de bastidores da Confederação Brasileira de Desportos (que se transformaria em CBF), o nome de Garrincha não apareceu na súmula da partida, permitindo a presença do craque na final contra os tchecoslovacos.

Em 1970, Brasil vencia o Peru pelas quartas de final da Copa [4]

Após a Copa, Amarildo foi jogar na Itália, atuando pelo Milan, Fiorentina e Roma, entre 1963 e 1972. Em 1974 encerrou sua carreira de atleta jogando pelo Vasco da Gama.

Amarildo considera que independente de quem venha a substituir Neymar, tem que demonstar estar à altura do craque. "Se ele foi convocado é porque ele merece ser convocado e está em condições de substituir o Neymar". Ouça o áudio:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Com a contusão de Neymar, o técnico Felipáo terá de buscar em seus convocados os novos Garrincha e Amarildo para que o Brasil conquiste o hexacampeonato.

 

Tags:  Copa do Mundo [5], Copa [6], Copa 2014 [7], história [8], brasil [9], 1962 [10], pelé [11], Amarildo [12], Garrincha [13], Copa [6], Copa [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário