O zagueiro e capitão do time, Thiago Silva, comemora o gol feito na partida contra a Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil sai na frente em duelo com a Colômbia; ouça ao vivo

Criado em 04/07/14 18h04 e atualizado em 02/01/15 15h12
Por Leyberson Pedrosa Edição: Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Após conquistar a vaga nas quartas de final vencendo o Chile sob lágrimas, o Brasil entra em campo nesta sexta-feira (4) com a missão de bater a Colômbia, seleção invicta na Copa do Mundo e conta com o talento do artilheiro James Rodríguez (saiba mais sobre o meia [2]). O jogo acontece nesta sexta-feira (4), às 17h, na Arena Fortaleza. Se vencer, o Brasil se livra do fantasma da campanha de 2010, quando perdeu nas quartas para a Holanda. Se a Colômbia superar a seleção brasileira, consagrará a equipe que já conquistou um feito inédito: passar das oitavas.

Para a disputa, o Brasil terá que enfrentar desfalques, a instabilidade emocional de alguns jogadores e os números positivos dos “cafeteros” no Mundial. A partida entre Brasil e Colômbia terá transmissão a partir das 16h pelas Rádios EBC (confira a lista das emissoras [3]) e pelo Portal EBC.

Além das Rádios EBC, a rede pública de rádios (formada por 24 emissoras de todo o país) retransmite o jogo. Para acompanhar a partida pelo seu computador, clique no player ao lado ou acesse o site das Rádios EBC [4]. Você também pode baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC [5]

Curta a galeria de memes da partida Brasil x Colômbia [6]

Confira a tabela de jogos e classificação [7]

Tempo Extra: goleiros roubaram a cena nas oitavas do Mundial [8]

[9]

.

Nos treinos, o Brasil experimentou a formação vitoriosa do penta em 2002 com dois atacantes e três zagueiros. Contudo, é provavel que a seleção não mude a essência do time, exceto pela entrada de Paulinho no lugar de Luiz Gustavo, que está suspenso após levar o segundo amarelo no jogo conra o Chile. O Brasil deve entrar em campo com Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (No Lugar de Luiz Gustavo) e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Já a Colômbia, que não tem nenhum desfalque, contará com D. Ospina, J. Zúñiga, C. Zapata, M. Yepes, Armero, Cuadrado, A. Aguilar, C. Sánchez, James Rodríguez Gutiérrez, e J. Martínez . Contudo, o técnico José Pekerman pode utilizar a qualquer momento os reservas que entraram contra o Uruguai. Entre eles estão Guarín, Adrián Ramos e Mejía.

Neymar, o camisa 10 do Brasil e um dos artilheiros da Copa do Mundo, com quatro gols, tem sido o principal destaque da equipe. As atuações dele nos três primeiros jogos foram destaques na imprensa internacional, tanto que Felipão e o elenco têm respondido constantemente a questões sobre a dependência que a equipe teria em relação ao craque. No entanto, Neymar não apareceu tanto na disputa das oitavas de final após jogar receber várias faltas dos chilenos e jogando com dores na perna até o fim das disputas por pênaltis.

O goleiro do Brasil, Júlio César, também ganhou mais holofotes após defender duas cobranças de pênaltis, ajudando o Brasil a se classificar para as quartas de final. Desacreditado desde algumas falhas nas quartas de 2010 contra a Holanda, o goleiro poderá fazer diferença caso a Colômbia atue com o mesmo estilo de jogo, na ofensiva, ou caso a partida chegue até os pênaltis.

O meia James Rodríguez, de apenas 22 anos, se destacou como o principal nome da Colômbia. Ele foi eleito o melhor homem do jogo em três das quatro vitórias colombinas, além de ser o artilheiro da competição, com cinco gols, um a mais que os craques Lionel Messi, Neymar e Thomas Müller. Ele também já igualou o número de gols dos artilheiros da Copa de 2010: Fórlan, Sneijder, Villa e, novamente, Müller.

Os colombianos também contam com o veterano Mario Yelpes, zagueiro do Atalanta (ITA) e o lateral esquerdo Armero.

Em confrontos oficiais, o Brasil leva uma grande vantagem sobre a Colômbia. Os brasileiros não perdem dos colombianos há 23 anos, em 25 jogos. Mas a preocupação existe devido ao retrospecto recente. As últimas quatro partidas terminaram em empate.

O 26º jogo acontece em Fortaleza nesta sexta-feira (04). As duas seleções nunca disputaram uma partida em Copa do Mundo. No total, o Brasil possui 15 vitórias, contra apenas duas derrotas. A Colômbia já enfrentou o Uruguai duas vezes em Copas do Mundo, perdendo todas. Mas como quebrou o tabu nestas oitavas, o Brasil não poderá se apegar somente às estatísticas.

Na participação individual, a Colômbia tem o segundo melhor ataque da competição, vencendo todas as disputas desde a primeira fase. Já o Brasil esbarrou em um empate contra o México e contra o Chile, ganhando apenas nos pênaltis.

O duelo Brasil e Colômbia terá como árbitro o espanhol Carlos Velasco Carballo. Ele será auxiliado pelos assistentes Roberto Alonso Fernández e Juan Yuste, também espanhois. O quarto ábritro ficará com o nurugeguês Svein Oddvar Moen.

Carballo apitou duas partidas durante a Copa de 2014. O primeiro entre Uruguai e Inglaterra, no Itaquerão, e Bósnia e Irã, na Arena Fonte Nova. Na bagagem, o juiz tem vários jogos na Liga dos Campeões da Europa.

Em dezembro de 2013, o espanhol apitou a derrota do Atlético Mineiro contra o Raja CasaBlanca nas semifinais do Mundial de Clubes do Marrocos.


[10]

 

Estádio Castelão, em Fortaleza (Portal 2014/Divulgação)

O Castelão, em Fortaleza, é a sede de mais esse jogo decisivo nas oitavas de final da Copa do Mundo. Na primeira fase, foi palco de quatro resultados que podem ser considerados surpreendentes, a vitória de Costa Rica sobre o Uruguai [11], os empates entre Brasil e México [12], e Alemanha e Gana [13], além da vitória dramática da Grécia sobre Costa do Marfim [14]. Saiba mais sobre o Castelão [15]

 

Ficha do jogo

Brasil x Colômbia

Data: 4 de julho de 2014
Horário: 17h
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha)
Auxiliares: Roberto Alonso Fernández e Juan Yuste (Espanha)

Transmissão: Rádio Nacional do Rio de Janeiro para rede pública de rádios

* Com informações da Fifa.

Edição: Ana Elisa Santana

Conheça cinco motivos para o Brasil tomar cuidado com a Colômbia

 

 

Tags:  Copa [16], Copa do Mundo [17], Copa 2014 [18], brasil [19], Colômbia [20], jogo [21], quartas-de-final [22], Fortaleza [23], Castelão [24], Rádios EBC [25], Copa [16], Copa [16]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário