O goleiro Iker Casillas observa os minutos finais da derrota da Espanha diante do Chile, em partida que sacramentou a desclassificação da Espanha ainda na segunda rodada da fase de grupos

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quais seleções já estão classificadas e eliminadas na Copa

Criado em 20/06/14 08h58 e atualizado em 02/01/15 16h03
Por Portal EBC*

Com o encerramento da fase de grupos da Copa do Mundo 2014, seleções comemoram a classificação para as oitavas de final, mas outras já arrumaram as malas para dizer adeus ao Brasil. Entre resultados, surpresas mexeram com a atenção do mundo. Confira a lista das seleções classificadas e eliminadas:


Classificadas

ap20140623-holanda-e-chile3
O holandês Leroy Fer comemora gol durante o jogo entre Holanda e Chile no Itaquerão (Thanassis Stavrakis/AP ©)

1) Holanda (Europa)
Na última quarta-feira (18), a Holanda venceu a Austrália por 3 a 2 [2] em um jogo emocionamente. A partida teve várias reviravoltas e trouxe dificuldade para a poderosa "Laranja Mecânica". Mesmo assim, o resultado garantiu o passaporte dos holandeses às oitavas de final. Na partida desta segunda-feira, a seleção holandesa venceu o Chile por 2 a 0 [3] e garantiu o primeiro lugar do grupo B.

2) Chile (América do Sul)
Ainda na quarta-feira (18), o Chile não temeu a Espanha e bateu os campeões mundiais de 2010 por 2 a 0 [4]. Além da classificação, o resultado significou a primeira vitória do Chile sobre a Espanha em toda a história de confrontos entre os países. A seleção dos Andes já havia vencido a Austrália [5] pelo grupo B. Nesta segunda-feira, os chilenos perderam para a Holanda [3] na terceira rodada da primeira fase, mas ainda assim seguem para as oitavas de final. A seleção é a segunda colocada do grupo B e enfrentará o Brasil - primeiro colocado do grupo A - na próxima fase.

3) Colômbia (América do Sul)
Abrindo as partidas de quinta-feira (19), a Colômbia foi a terceira seleção a se classificar para as oitavas de final vencendo a Costa do Marfim por 2 a 1 [6].  Mas a confirmação da classificação veio apenas após o empate sem gols de Grécia e Japão [7]. Estas duas equipes do Grupo C terão que correr atrás prejuízo na última rodada, torcendo por combinaçlão de resultados, já que não ganharam nenhuma partida até agora. 

AP14062014-duarte-vira-para-crc
Jogadores costarriquenhos comemoram gol na contra o Uruguai (Bernat Armangue/AP ©)

4) Costa Rica (América Central)
A Costa Rica mostrou que é uma das grandes surpresas da Copa. Após vencer o Uruguai por 3 a 1 [8] no início do mundial, a equipe da América Central passou também pela tetracampeã Itália, na última sexta-feira (20). Em jogo tenso,  a seleção costarriquenha apresentou grandes jogadas de Joel Campbell e Christian Bolaños. Mas foi o gol de cabeça de Bryan Ruiz que deu a classificação para o país pelo grupo D, fechando o jogo por 1 a 0 [9].Não só se classificou, mas também foi a primeira do grupo da morte.

5) Argentina (América do Sul)
Com a vitória sobre o Irã por 1 a 0, a Argentina conquistou a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo. Para conseguir a vitória no jogo da classificação, o time precisou contar com o talento de Lionel Messi [10]. Ele marcou o gol decisivo aos 46 minutos do segundo tempo. No primeiro jogo, contra a Bósnia, ele também foi o responsável pela vitória. [11]

6) Bélgica (Europa)
Com um gol no final do jogo contra a Rússia [12], os "Diabos Vermelhos" chegaram aos seis pontos e garantiram uma das duas vagas do grupo H nas oitavas de final da Copa do Mundo. O time já havia vencido a Argélia [13] por 2 a 1.

7) Brasil (América do Sul)
O Brasil teve dificuldades no primeiro tempo, mas conseguiu vencer [14] o já eliminado Camarões por 4 a 1, nesta segunda-feira (23), em Brasília. Com a vitória, somou sete pontos, após campanha na primeira fase com a vitória em cima da Croácia e o empate com o México. A seleção canarinho conquistou o primeiro lugar do Grupo A pelo saldo de gols. 

8) México (América do Norte)
O México precisava de um empate simples, enquanto apenas a vitória garantia à Croácia a classificação para a próxima fase. Com a vitória de 3 a 1 [15], o México garantiu sua classificação com um total de sete pontos. Nas duas prmeiras partidas, o time venceu Camarões [16] e empatou com o Brasil [17]. Devido ao saldo de gols, a seleção passa para as oitavas de final com o segundo lugar no Grupo A. 

9) Uruguai (América do Sul)
Com um gol no segundo tempo, a seleção sul-americana venceu a Itália [18] no duelo que decidiu a segunda vaga no grupo da morte. O destaque da equipe é o atacante Luis Suárez.

10) Grécia (Europa)
Após vencer Costa do Marfim por 2 a 1 [19] em um jogo bastante disputado na 3ª rodada do grupo C, a Grécia teve a classificação ainda mais garantida com o resultado da disputa entre Colômbia e Japão. A seleção japonesa foi goleada pelos colombianos por 4 a 1.

11) Nigéria (África)
Mesmo perdendo para a Argentina na última rodada do Grupo F por 3 a 2, a Nigéria acabou [20]beneficiada pela derrota do Irã por 3 a 1 para a Bósnia-Herzegovina. [21] A Nigéria vai enfrentar a França nas oitavas de Final.

12) França (Europa)
Quase classificada depois de duas goleadas na Copa do Mundo, a França só precisou de um empate contra o Equador [22] para ficar em primeiro lugar no Grupo E da Copa do Mundo. A França vai enfrentar a Nigéria.

13) Suíça (Europa)
O outro classificado para as oitavas de final pelo Grupo E foi a Suíça. A equipe garantiu a vaga após vencer a seleção de Honduras por 3 a 0. [23] O time enfrenta a Argentina nas oitavas de final.

ap20140626-comemoracao-gol-alemanha
O alemão Thomas Mueller comemora o gol marcado contra a equipe dos Estados Unidos. (Hassan Ammar / AP Photo ©)

14) Alemanha (Europa)
Uma das favoritas ao título mundial precisou lutar até o terceiro jogo para não passar sustos. Isso porque, depois da vitória arrasadora contra Portugal, por 4 a 0 [24], apenas empatou com Gana [25]. Mais um empate classificaria os europeus, mas acabou vencendo os Estados Unidos [26]e retomou a reputação. O destaque da equipe na primeira fase foi o atacante Thomas Müller.

15) Estados Unidos (América do Norte)
A classificação dos norte-americanos para a segunda fase foi uma surpresa. A imagem dos americanos, como candidatos a uma das vagas do grupo G, ficou boa depois da vitória sobre Gana [27] no primeiro jogo, e se consolidou mais ainda quando vencia Portugal até o final da partida e acabou cedendo o empate [28]. No último jogo, diante da Alemanha, os resultados favoreceram para se classificar mesmo com a derrota diante da Alemanha [26].   

16) Argélia
A última seleção a conseguir uma vaga nas oitavas de final foi a Argélia. O time africano conseguiu a vaga após empatar por 1 a 1 com a Rússia. [29] A Argélia enfrenta a Alemanha.

 

Eliminadas

AP20140613-espanha-holanda Casillas 9
Goleiro da Espanha, Casillas lamenta gol da Holanda (Bernat Armangue/AP ©)

1) Espanha (Europa)
Depois de perder de goleada da Holanda, amargando um placar de 4 a 0 [2], a Espanha tinha que obter um bom resultado contra o Chile. Mas a seleção dos Andes mostrou superioridade e ainda garantiu sua classificação sobre os espanhois. A seleção espanhola, agora, apenas cumpre tabela na terceira rodada contra a também eliminada Austrália. 

2) Austrália (Oceania)
E se a vitória da Holanda sobre a Austrália [2] deixou a seleção com um dos pés de volta à Oceania, a vitória do Chile tirou qualquer chance de recuperação da seleção. Mesmo com uma boa atuação na segunda rodada, só resta à seleção australiana disputar com a Espanha o terceiro lugar do Grupo B. Na primeira rodada, a Austrália foi derrotada pelo Chile por 3 a 1. [5]

3) Inglaterra (Europa)
Primeiro perdeu para a Itália por 2 a 1 [30] e viu o placar se repetir contra o Uruguai [31], em partida que contou com uma grande atuação do atacante Suárez. Sem nenhum ponto na competição, os ingleses dão adeus à Copa de 2014 e fazem o jogo de despedida contra a "zebra" do grupo da morte, a Costa Rica. 

4) Camarões (África)
Do grupo do Brasil, a seleção africana perdeu a primeira partida por 1 a 0 para o México [16]. No segundo jogo, foi goleada pela seleção da Croácia por 4 a 0 [32]. Diante do cenário em que Brasil e México têm quatro pontos e a Croácia tem três, o time camaronês vai para a última partida desta fase, contra os donos da casa, sem chances de classificação.

5) Bósnia-Herzegovina (Europa)
Pertencente ao Grupo F, primeiro perdeu para a Argentina por 2 a 1 [11]. Depois, perdeu para a Nigéria por 1 a 0 [33].  Próximo encontro é contra o Irã. Sem chances, joga para cumprir tabela.

6) Croácia (Europa)
A Croácia perdeu para o Brasil por 3 a 1 [34] na estreia da Copa do Mundo, e na partida seguinte goleou a seleção de Camarões por 4 a 0 [35]. Diante desses resultados, apenas a vitória contra o México na terceira rodada da primeira fase garantiria a classificação da Croácia para as oitavas de final. No entanto, a equipe mexicana se mostrou superior e a partida terminou com o placar de 3 a 1 [15]. Os croatas se despedem do Mundial com a terceira colocação no grupo A.

7) Itália (Europa)
A tetracampeã do mundo foi eliminada na primeira fase do mundial depois de duas derrotas consecutivas, sendo que a primeira foi para a surpreendente Costa Rica [9] e depois para o Uruguai em jogo duro [18]

8) Japão
Sem vencer nenhuma partida na fase de grupos, o Japão terminou suas chances na Copa ao ser goleada pela Colômbia por 4 a 1 [36]

9) Costa do Marfim
A Costa do Marfim esteve a um passo de se classificar com a vantagem do empate mas fez pênalti no fim do 2º tempo em partida contra Grécia, perdendo por 2 a 1 [19]. A falta foi convertida em gol e Costa do Marfim teve que dar adeus à Copa do Mundo no Brasil.

10) Irã
Com a derrota por 3 a 1 para a Bósnia-Herzegovina, [21] o Irã acabou com as chances de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.

11) Equador
O time precisava da vitória na última rodada, mas apenas empatou em 0 a 0 com o time misto da França [22]. É único sul-americano a ficar fora da segunda fase da Copa.

12) Honduras
A seleção ainda tinha chances ínfimas de passar para a próxima fase do mundial no último jogo por uma combinação de resultados. Mas tomou 3 a 0 da Suíça [23] e sai da Copa sem nenhum ponto.

ap20140626-cristiano-ronaldo-chao
Cristiano Ronaldo lamenta depois perder chance. Nem com vitória na última rodada, Portugal se classifica (Marcio Jose Sanchez / AP Photo ©)

13) Portugal
A seleção portuguesa foi considerada uma das principais decepções da primeira fase da Copa do Mundo. Foi atropelada na estreia pela Alemanha [24]  e estava perdendo também o jogo contra Estados Unidos até o final, mas acabou arracando um empate em 2 a 2 [28], e só conseguiu vencer a última partida diante de Gana [37], mas já era tarde demais.

14) Gana
A seleção africana foi surpreendida no primeiro jogo contra os Estados Unidos quando perdeu por 2 a 1 [27], mas demonstrou um bom futebol contra a poderosa Alemanha. Não ganhou o jogo por muito pouco. [25] Na última partida, contra Portugal, veio de problemas internos e a exclusão de dois jogadores por brigas internas. O resultado foi mais uma derrota, por 2 a 1 [37], em jogo na capital federal.

15) Coreia do Sul
A Coreia do Sul foi eliminada da Copa após perder para a Bélgica por 1 a 0. O time asiático terminou na lanterna do grupo com um ponto.

16) Rússia
A seleção russa foi uma das decepções da Copa do Mundo. O time treinado pelo técnico italiano Fábio Capello terminou com dois pontos em três jogos.


Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo pelo Portal EBC [38]

*atualizado às 16h10 do dia 26 de junho

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [44] Fazer uma Reclamação [44] Fazer uma Elogio [44] Fazer uma Sugestão [44] Fazer uma Solicitação [44] Fazer uma Simplifique [44]

Deixe seu comentário