Torcedores no jogo de abertura da Copa do Mundo: Brasil X Croácia

Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe o jogo do Brasil contra o México, direto de Fortaleza

Criado em 16/06/14 01h04 e atualizado em 02/01/15 16h21
Por Leyberson Pedrosa Edição:Ana Elisa Santana Fonte:Portal EBC

Confira como foi o empate entre Brasil e México [2]

Após a virada do Brasil com a vitória por 3 a 1 no jogo de estreia contra a Croácia [3], o Brasil enfrenta o México pelo Grupo A nesta terça-feira, às 16h, em Fortaleza. A seleção conta com uma boa apresentação individual de Neymar, mas tem duas preocupações para o jogo: a derrota sofrida para o México na final dos Jogos Olímpicos de Londres, e uma possível ausência do atacante Hulk, que sofre com dores na coxa. O atacante baiano ainda é incerteza devido à luxação que teve na coxa esquerda [4] durante os treinos neste final de semana. Mesmo assim, Hulk afirmou que está à disposição de Felipão para a partida.

Memes: internautas fazem piada com jogo entre Brasil e México [5]

Em 2012, a equipe olímpica do Brasil chegou até a final da competição contra uma determinada seleção mexicana. Mesmo favorito, o Brasil perdeu o título inédito por 2 a 1. O fantasma começou a se afastar no ano passado, na Copa das Confererações de 2013, quando o Brasil passou pelo México com um gol de Neymar e outro de Jô. Agora, a seleção brasileira conta com cinco jogadores daquela equipe olímpica: Thiago Silva, Neymar, Oscar, Marcelo e Hulk. 

Neymar comemora primeiro gol na Copa
Neymar comemora primeiro gol na Copa (Rafael Ribeiro/CBF)

A favor do Brasil também está a retrospectiva dos encontros entre as duas seleções em Copas. O Brasil venceu as três vezes que se deparou com o México. Na estreia da Copa de 1950, no Brasil, goleou por 4 a 0, em 1954 fez 5 a 0 e em 1962 teve um resultado mais modesto, 2 a 0.

Acompanhe lance a lance

Siga partida em tempo real pelo Twitter 

[6]

 

A partida entre Brasil e México começa terá transmissão a partir das 15h nas Rádios EBC (confira a lista das emissoras [7]) pelo Portal EBC.

 

Além das rádios EBC, a rede pública de rádios, formada por 25 emissoras de todo o país, retransmite os jogos da Copa do Mundo. Para acompanhar as partidas pelo seu computador, clique no player acima ou acesse o site das rádios EBC [8]. Você também pode baixar o aplicativo Rádios EBC no seu smartphone ou tablet e seguir a transmissão pelo seu  dispositivo móvel. A transmissão via internet é restrita ao território nacional.

Acompanhe a cobertura da Copa do Mundo na EBC  [9]

Resultado: Brasil vence a Croácia por 3 a 1 na abertura da Copa [3]

Luiz Felipe Scolari deve escalar praticamente mesma equipe que estreou a Copa na última quinta-feira (12/6). O time terá Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Paulinho; Oscar, Neymar; Fred e Hulk (incerteza).

Já o México, que venceu Camarões por 1 a 0, deve contar com G. Ochoa, R. Márquez, F. Rodríguez, H. Moreno, P. Aguilar, M. Layún, J. Vázquez, A. Guardado, H. Herrera, G. dos Santos e O. Peralta.

O Brasil pode não contar com o atacante Hulk, que sentiu dores na coxa esquerda e realizou exames de imagem nesta segunda-feira (16) para dimesionar a gravidade da lesão. As últimas declarações apontam que é provavel que Hulk jogue mas, caso ele seja poupado, o substituto provável é Ramires. Ainda na seleção brasileira, Neymar deve tomar cuidado durante as marcações, pois ganhou um cartão amarelo no jogo de estreia.

A seleção do México terá à diposição todos os seus jogadores, e assim como Neymar, Hector Moreno está pendurado com um cartão amarelo.

Como na estreia, o grande nome do Brasil continua sendo Neymar. O camisa 10 do Brasil soma 32 gols em 49 jogos pela seleção. O jogador do Barcelona está em ótima fase e até pintou o cabelo de loiro especialmente para a disputa contra os mexicanos.

Do lado mexicano, Oribe Peralta pode ser o jogador que mais deve trazer perigo para o gol de Julio César. Ele foi responsável pelo gol que deu a vitória da equipe mexicana sobre Camarões. Além dele, Giovanni dos Santos e Rafael Márquez fizeram grandes atuações contra Camarões.

Felipão diz que é obrigação ganhar a Copa de 2014
Felipão diz que é obrigação ganhar a Copa de 2014 (Rafael Ribeiro / CBF)

Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está em sua segunda passagem pela Seleção. Ele foi o técnico do título da Copa de 2002 e da Copa das Confederações de 2013. O gaúcho de 65 anos chegou ao posto em fevereiro de 2013. Até agora, Felipão contabiliza 15 vitórias, quatro empates e duas derrotas pela camisa canarinho.

Sob o comando de Miguel Herrera, o México derrotou a Nova Zelândia em casa, e fora dela e conquistou uma vaga na Copa de 2014. Lateral esquerdo nos seus tempos de jogador, ele contagia a equipe com futebol ofensivo e dedicação.

Em Copas do Mundo, o Brasil venceu todos os jogos que disputou com o México. Os mexicanos, inclusive, nunca conseguiram marcar sequer um gol contra os brasileiros em Mundiais. Foram três encontros, e dois deles com goleada: 4 a 0 em 190, 5 a 0 em 1954 e 2 a 0 em 1962. 

No entanto, mesmo com o passado favorável para o Brasil em Copas, a seleção não tem um histórico tão superior em relação aos mexicanos em outros amistosos e competições.

Neste século, aconteceram 13 partidas. O México venceu seis, contra quatro vitórias do Brasil e três empates. Por esse retrospecto, o México pode ser visto como uma espécie de carrasco ou pedra no sapato do Brasil.

Mas ao se considerar todas as partidas oficiais, Brasil e México já se enfrentaram 37 vezes, com 22 vitórias da seleção canarinho, seis empates e dez derrotas.

O jogo será apitado pelo turco Cuneyt Cakir, que também apitou a final do Mundial de Clubes entre Corinthians e Chelsea, em 2012. O árbitro ainda tem uma curta trajetória esportiva, iniciada profissionalmente em 2010 na Champions League.

O jogo entre Brasil e México acontece no Estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão, em Fortaleza. O estádio poderá receber 58.704 espectadores para jogos da Fifa. Saiba mais [10].


Ficha do jogo

Brasil x México
Data: 17 de junho de 2014
Horário: 16h
Estádio: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Cuneyt Cakir
Auxiliares: Tarik Ongun, da Turquia, e Svein Oddvar Moen, da Noruega.
Transmissão: Rádio Nacional para Rede Pública de Rádios

Edição: Ana Elisa Santana

Tags:  Copa do Mundo [11], Copa 2014 [12], Copa [13], brasil [14], México [15], histórico [16], Copa [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário