Pataxós treinam para jogos

Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhar:

Pataxós treinam para competições dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Criado em 22/10/15 16h59 e atualizado em 22/10/15 19h57
Por Nathália Mendes, de Palmas (TO) Fonte:Portal EBC

Durante os dias que antecedem o começo da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, os atletas não diminuíram o ritmo de preparação para as competições. Os treinos do povo pataxó, que veio de Porto Seguro (BA), acontecem às margens do ribeirão Taquaruçu-Grande, próximo à entrada da Okara, onde os indígenas brasileiros estão alojados.

Um dos coordenadores-gerais da delegação, Juari Pataxó explica que a lista dos participantes credenciados só foi fechada depois de uma seletiva entre eles, que reuniu os melhores atletas das 14 aldeias da região. Tradicionalmente, os pataxós também celebram os jogos internos, inspirados nas edições nacionais. No ano passado, a cidade do sul da Bahia recebeu a oitava edição dos Jogos Indígenas Pataxós.

Os atletas contam com técnicos para cada modalidade, que coordenaram os treinos dentro das aldeias. Nesta tarde, foram realizados treinos de futebol, tanto masculino quanto feminino, corrida e arco e flecha, que aconteceram do meio para o final da tarde, a fim de ambientar os participantes com o clima quente e seco de Palmas – muito diferente da umidade que eles encontram onde vivem. “O corpo tem que se acostumar com o calor forte”, diz Juari Pataxó.

 “A expectativa é que a gente leve alguma vitória daqui para lá. Já tivemos campeões nacionais no arremesso de lança, arremesso de tacape e futebol e queremos repetir o resultado em pelo menos uma dessas modalidades. As aldeias estão torcendo por isso. Mas já somos campeões de termos sido selecionados para o Mundial”, afirmou o coordenador, que também é superintendente de assuntos indígenas em Porto Seguro.

 Os flecheiros participavam de um duelo particular: os três participantes que vieram para os Jogos treinavam para decidir quem serão os dois representantes que vão para a prova principal, na Arena Verde. Para dificultar, o alvo foi colocado a 50 metros de distância, 20 metros a mais do que a distância oficial.

O povo Pataxó

Trata-se de uma das etnias mais conhecidas do país, tanto pela projeção da cultura quanto pelo assassinato do índio Galdino, em Brasília, em 1997.  De acordo com a Funasa, existem, atualmente, 11.833 indígenas desta etnia. Os Pataxó já participaram de 10 edições dos jogos indígenas e as principais atividades são os rituais com maracá e corrida.

O povo Pataxó se encontra no extremo sul da Bahia e o norte de Minas Gerais e dominam dois idiomas, Patxohã e português. Desde 1998, os indígenas buscam recuperar a língua materna, pertencente à família linguística Maxacalí, do tronco Macro-Jê.

Pelos registros, os primeiros contatos com os Pataxó ocorreu no século 16 por colonos que os descreviam como povos amigos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário