Compartilhar:

Matheus Rheine herda ouro de adversário eliminado, mas comitê revisa resultado e confirma prata

Criado em 14/07/15 16h00 e atualizado em 14/07/15 19h01
Por Da Redação

Matheus Rheine esteve perto de colocar sua primeira medalha de ouro em Mundiais no peito. Ele chegou, inclusive, a ser declarado campeão mundial dos 400m livre da classe S11 por cerca de vinte minutos. Tudo isso por conta da indefinição do Comitê Paralímpico Internacional sobre a desqualificação do norte-americano Bradley Snyder, que cometeu um erro em uma das viradas do trajeto da prova de longa distância. O nadador brasileiro terminou a final dos 400m livre da classe S11 (cego total) em segundo, com tempo de 4min45s45, mas acabou subindo um degrau no pódio quando a eliminação de Snyder foi confirmada.

A primeira decisão oficial desconsiderou o tempo de Snyder - de 4min41s30 - por conta de uma falha do competidor, que acabou precipitando a virada em um dos trechos. Ao perceber o equívoco, ele consertou e voltou a distância necessária para cumprir a regra e tocar a parede. A perda de tempo não impediu que o norte-americano estabelecesse, inclusive, o novo recorde do campeonato. Inicialmente, a manobra foi considerada inválida: Snyder acabou eliminado e Rheine foi anunciado como vencedor da prova. Pouco tempo depois, o site oficial do Comitê Paralímpico Internacional revisou o resultado oficial, com base no recurso ingressado pelos Estados Unidos, e manteve o índice do campeão - que chegou à sua segunda medalha de ouro neste Mundial.  

Ainda que tenha ficado com o ouro por apenas alguns minutos, Rheine gostou da prova que fez e da forma que se comportou nos 400m da disputa. “Acertei muita coisa que precisava acertar. Estávamos pensando em fazer 4min40s, cinco segundos abaixo do que deu, mas melhorei meu tempo em um segundo e fiquei muito feliz mesmo. Nado os 50m livre na sexta-feira e estou com uma boa expectativa. Meu tempo é de 27s22 e tem muita gente fazendo ali perto. O objetivo é chegar a 26s e poder brigar por medalha. Estou muito confiante”, disse o nadador.

Matheus ressaltou que treinou muito para este Mundial, e que a medalha foi resultado de uma série de fatores importantes. “O resultado depende muito do treino, da alimentação, do descanso, de foco. Mas o principal, que me guia mesmo é a cabeça. Eu sei que dá para chegar porque confio em todo mundo que trabalha comigo. Os técnicos merecem tanto quanto eu”, concluiu.

Prata nos 400m livre e bronze nos 100m livre em Montreal, em 2013, Rheine já havia conquistado a medalha de prata ontem (13), na prova dos 100m livre. Nas eliminatórias, o atleta de 22 anos apareceu com o segundo melhor tempo entre os competidores (4min56s34). Nos 400m, há dois anos, ele ficou com a prata - resultado que se repetiu em Glasgow.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário