Aranha, Santos

Imagem:

Compartilhar:

Grêmio será julgado nesta quarta por racismo contra goleiro Aranha

Criado em 03/09/14 00h02 e atualizado em 03/09/14 18h13
Por Gésio Passos Fonte:Portal EBC

ATUALIZADA: STJD exclui Grêmio da Copa do Brasil por ofensas racistas [2]

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga, nesta quarta, o Grêmio por atos racistas de sua torcida contra o goleiro Aranha. O goleiro denunciou a atitude de torcedores que o insultaram durante o jogo entre os gremistas e o Santos, na última quinta (28), em Porto Alegre.

O auditor Francisco Pessanha irá apresentar seu relatório a partir da denúncia de ato discriminatório por razão étnica, de raça ou cor por parte da torcida gremista, infração prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Esportiva. O Grêmio pode ser excluído da Copa do Brasil e receber multa de até R$ 100 mil.

O árbitro Wilton Pereira Sampaio também poderá ser punido, já que só relatou o episódio de racismo após o caso ganhar repercussão. A partida de volta pelas oitavas de final, que ocorreria nesta quarta (3), foi adiada por causa do julgamento.

Leia também: Dunga convoca 22 jogadores para amistosos contra Colômbia e Equador; confira a lista [3]

Entenda o caso

Durante o primeiro jogo das oitavas [4] de final da Copa do Brasil entre Grêmio e Santos, no dia 28, o goleiro Aranha denunciou insultos racistas da torcida gremista. Imagens do jogo mostram a torcida agredindo verbalmente o goleiro e este alertando o árbitro Wilton Pereira Sampaio dos xingamentos, mas o juiz não tomou nenhuma providência. Após o jogo, Aranha, bastante revoltado, denunciou à imprensa os gritos entoados pela torcida durante o jogo, como “preto fedido”, “cambada de preto”, “macaco”. No dia seguinte, o goleiro registrou um boletim de ocorrência [5]em Porto Alegre. A equipe santista venceu a partida por 2 a 0.

No dia 29, o procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, apresentou a denúncia ao tribunal [6] a partir de imagens disponibilizadas por emissoras de TV. No mesmo dia, o Grêmio repudiou o ato de racismo [7] ocorrido durante o jogo e identificou dez torcedores suspeitos de cometerem atos racistas, sendo excluídos dois sócios do clube.

Mas no domingo (31), no jogo contra o Bahia pelo Brasileirão, parte da torcida gremista continuou entoando gritos racistas. Na segunda, a diretoria do Grêmio tomou novas medidas para combater o racismo, suspendendo a torcida organizada Geral e se dispondo a continuar identificando torcedores preconceituosos [8].

O ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Martins, em entrevista para Rádio Gaúcha, causou nova polêmica defendendo os torcedores identificados. Martins afirmou que o grito de “macaco” faz parte do folclore do futebol gaúcho, sendo historicamente uma alcunha relativa a torcida do Internacional, e acusou o goleiro santista de fazer uma "cena teatral" durante o jogo. O Internacional tem entre seus mascotes oficiais um macaco apelidado de “Escurinho”, uma homenagem a um ex-atleta do colorado Luís Carlos Machado, conhecido por este nome.

Na terça (2), dois torcedores identificados prestaram depoimento para a Polícia Civil de Porto Alegre [9] sobre o inquérito de racismo contra Aranha. Nos próximos dias, outros torcedores gremistas também devem comparecer a delegacia.

Tags:  Grêmio [10], aranha [11], racismo [12], preconceito [13], julgamento [14], STJD [15]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário