O pivô Anderson Varejão sofre com a marcação implacável dos espanhóis: Brasil não conseguiu furar o bloqueio da bem postada defesa espanhola

Imagem:

Compartilhar:

Brasil é derrotado por 82 a 63 pela Espanha e perde invencibilidade no Mundial

Criado em 01/09/14 19h42 e atualizado em 01/09/14 19h53
Por Portal EBC

Espanha x Brasil pelo Mundial de Basquete
O pivô Anderson Varejão sofre com a marcação implacável dos espanhóis: Brasil não conseguiu furar o bloqueio da bem postada defesa espanhola (Foto: FIBA/Divulgação)

Depois de vencer França e Irã nas duas primeiras rodadas do Mundial de Basquete, que está sendo disputado em Granada, na Espanha, o Brasil conheceu sua primeira derrota na competição. Os comandados de Rubén Magnano perderam de 82 a 63 para a seleção espanhola, diante de um ginásio lotado. A Espanha, que é a segunda melhor seleção do ranking mundial e é apontada como uma das favoritas ao título, segue invicta no torneio.

O quinteto inicial do Brasil foi Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Nenê e Tiago Splitter. A Espanha lançou Ricky Rubio, Juan Carlos Navarro, Rudy Fernandez, Paul Gasol e Marc Gasol para o jogo.

A Espanha fez um primeiro quarto impecável, terminando os dez minutos iniciais de jogo com mais que o dobro de pontos do Brasil: 30 a 14. O placar elástico foi facilitado pela defesa do Brasil, que não repetiu o bom desempenho dos jogos contra França e Irã e não conseguiu encaixar a marcação. O time brasileiro também pecou nos lances livres, com aproveitamento ruim nestes arremessos: 54% de acerto, contra 67% da Espanha.

O time de Rubén Magnano melhorou no segundo tempo, e pontuou mais que os espanhóis nesta etapa da partida: 18 contra 15. Apesar do melhor momento da seleção brasileira no jogo, o clima da partida esquentou por conta das marcações da arbitragem, pressionada pelos espanhóis e questionada pelos brasileiros. A Espanha terminou o primeiro tempo à frente, com 45 a 32.

No terceiro quarto, após o intervalo, a Espanha mostrou toda sua superioridade: defensiva, ofensiva e também a força de seu elenco. Quem liderou os anfitriões foi o ala-pivô Pau Gasol, que, em atuação de gala, foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, nove rebotes e duas assistências. O jogador do Chicago Bulls acertou três bolas de três consecutivas no terceiro período, elevando o índice de acerto espanhol da linha de três – 11 contra apenas três do Brasil.

A Espanha continuou girando a bola rapidamente, barrando o avanço do time brasileiro e ampliando a vantagem no último quarto de jogo. Os donos da casa chegaram a abrir 23 pontos de vantagem, mas o Brasil conseguiu diminuir a diferença para 19 pontos. Placar final: 82 a 63. Os espanhóis foram melhores em todos os aspectos: percentual de acerto de bolas de dois pontos (54% x 43%) e três pontos (46% x 30%), lances livres (69% x 53%), rebotes (41 x 32) e assistências (17 x 7).

Os brasileiros com desempenho mais regular foram Leandrinho, que acertou 11 pontos e duas assistências, Anderson Varejão, com dez pontos, quatro rebotes e uma assistência e Marcelinho Huertas, com oito pontos e três rebotes.

O Brasil folga nesta terça-feira e só volta a entrar em quadra na quarta-feira (3). O adversário é a Sérvia. A seleção masculina precisa vencer o confronto com o adversário direto para continuar na briga pelo segundo lugar do Grupo A. O time nacional aparece com cinco pontos, empatado com França e Sérvia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário