Série C: Botafogo PB x Treze

Imagem:

Compartilhar:

Em jogo com quatro pênaltis, Botafogo-PB vence clássico contra o Treze por 3 x 2

Criado em 26/04/14 18h16 e atualizado em 02/01/15 17h34
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Com direito a cinco gols, quatro pênaltis, goleada no primeiro tempo e reação no segundo, o clássico da Paraíba voltou a ser disputado em um campeonato brasileiro de forma eletrizante. No fim, vitória do Botafogo em cima do Treze por 3 x 2, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo A da Série C. E o que era para ser uma goleada fácil, construída em apenas 45 minutos, virou uma vitória apertada, suficiente para que o Botafogo somasse os primeiros três pontos na competição.

Acesse o canal da Série C e confira a classificação da Terceirona [2]

Como todo bom clássico, Botafogo e Treze usaram os minutos iniciais de jogo para se estudar e marcar a saída de bola, tentando conter as investidas ofensivas do rival. Mas foi na bola parada que o Belo abriu caminho para a goleada: aos 15 minutos da etapa inicial, o lateral Alex Cazumba cobrou falta pela direita, levantando a bola na grande área. O zagueiro Magno Alves se antecipou e cabeceou livre, sem chances de defesa para Gilson. 1 x 0 para os donos da casa.

O primeiro gol desestruturou o Treze, que ainda tentou buscar o empate, mas esbarrou na bem postada defesa botafoguense. E o Bota dobrou a vantagem aos 22 minutos, em jogada que começou com falta na grande área sofrida por Frontini. O atacante estava com a bola dominada na grande área, acertou o drible no marcador, e, na hora na finalização, foi derrubado. O árbitro Eder Caxias Meneses assinalou o pênalti, chutado por Pio. O tiro saiu forte e rasteiro, no canto esquerdo, fazendo o segundo do Botafogo no jogo.

E menos de dois minutos depois, outra penalidade máxima a favor do Belo: Rafael Aidar levou a bola até a linha de fundo e foi empurrado pelo volante Charles Vagner, que fez falta desnecessária. Desta vez, Frontini assumiu a cobrança, e acertou o lado direito da meta defendida por Gilson.

Na volta para o segundo tempo, o Treze mudou o sistema tático e passou a jogar com três zagueiros. A aposta deu certo e o time cresceu na partida, enquanto o Belo tentava suportar a pressão e administrar a larga vantagem no placar. Mas a resposta do Treze veio na mesma moeda que o Botafogo construiu a goleada: na base de dois pênaltis, um atrás do outro.

O primeiro foi marcado aos 30 minutos do segundo tempo. Em mais uma falta infantil, André Lima empurrou Jonatas Belusso na grande área e o árbitro marcou a falta. Ele mesmo conferiu, descontando para o Treze. Quatro minutos depois, aos 34, Jonatas Belusso cavou nova cobrança, depois de se enroscar com Zaqueu, naquela que foi a única penalidade questionável na partida. Mais uma vez, o atacante se encarregou do chute, e fez o segundo.

O 3 x 2 deixou o jogo aberto: o Botafogo se organizou defensivamente para impedir um empate ou até mesmo uma virada, enquanto o Treze partiu para cima. Mas o esforço trezeano não foi suficiente para arrancar os três pontos do adversário, que suspirou aliviado, apesar do sufoco nos minutos finais de jogo.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Crac, fora de casa, no estádio Genervino da Fonseca, às 16h. Enquanto isso, o Treze recebe o ASA, no estádio Amigão, também às 16h. Os dois jogos estão marcados para o próximo domingo (6), mas os dois times podem tentar adiamentos por conta da reta final do Campeonato Paraibano. A tabela do estadual prevê jogo contra CSP na quarta, para o Botafogo, e duelo contra o Santa Cruz na quinta, no caso do Treze.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário